21/02/2025 – Carnaval: saiba quais cuidados tomar na folia com o calor
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
As recentes ondas de calor no verão do estado de São Paulo trazem preocupações para quem quer aproveitar o Carnaval. Com o calor intenso, aumentam os riscos à saúde. Por isso, o Governo do Estado reforça alertas para curtir a folia com saúde e segurança. As orientações incluem cuidado redobrado com alimentação, hidratação e exposição ao sol.
Hidratação e alimentação
As altas temperaturas e o esforço físico aumentam o gasto energético e o nível de transpiração do corpo. Com isso, quem for curtir o Carnaval deve reforçar a hidratação e beber mais água. Isso evita sintomas da desidratação, como mal estar, dor de cabeça e tontura.
Os foliões também devem se atentar à ingestão de bebidas alcoólicas. Cervejas e destilados não hidratam o corpo. Pelo contrário, elas aumentam a eliminação de líquidos corporais pela urina e pelo suor, facilitando a desidratação. “Se passar do ponto com as bebidas, pare imediatamente de ingerí-las e se hidrate bastante com água, sucos, chás gelados e isotônicos antes, durante e depois das festas”, indica o gastroenterologista Gerson Nogueira de Morais, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
Outra dica é se alimentar bem antes dos blocos. A comida ajuda a diminuir e retardar os efeitos do álcool no organismo. Por isso, não beba de barriga vazia. Durante a folia, o ideal é manter a alimentação saudável com itens leves, pouco gordurosos e de fácil digestão. As melhores comidas para o Carnaval são frutas frescas, tapiocas e pão integral.
Cuidado também com alimentos de procedência desconhecida. Eles podem estar contaminados e causar intoxicações alimentares, como a gastroenterite. Os sintomas são náusea, vômitos e diarreia. Por isso, caso desconfie da validade, cheiro, cor ou textura de uma comida, evite. Uma boa alternativa é levar lanches rápidos de casa, como frutas e castanhas.
Bebidas fermentadas ou destiladas?
Especialistas do HSPE também revelaram se algum tipo de bebida alcoólica menos prejudicial entre as fermentadas ou destiladas. O ideal é consumir a menor quantidade de álcool possível. Nesse caso, fermentados como cerveja e vinho apresentam concentração de álcool menor em relação a destilados como cachaça.
A gastroenterologista do HSPE Débora Poli explica sobre a mistura de bebidas: “Não faz diferença qual mistura é feita, mas sim a quantidade de álcool total ingerida. O grande problema de mesclar bebidas é que a pessoa pode perder a noção da quantidade de álcool e o montante pode ser maior quando há diferentes bebidas juntas do que só um tipo”.
Por isso, considerando também o calor, se for ingerir álcool, o ideal é mesclar com hidratação. Água mineral, água de coco e/ou sucos são boas opções. Além disso, é importante se alimentar bem antes, durante e depois do consumo de álcool.
Defesa Civil alerta sobre calor
A Defesa Civil divulga a previsão do tempo em suas redes sociais. Além disso, também emite alertas para eventos climáticos extremos, como tempestades, diretamente no celular da população. Durante o período do Carnaval, a Defesa Civil fará monitoramento constante do tempo pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).