16/02/2025 - Campus da USP em SP sedia campanha de doação de sangue voluntária no dia 26 de fevereiro
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Campanha será no Instituto de Geociências da USP, das 8h30 às 11h30, em parceria com a Fundação Pró-Sangue
Os doadores que participaram da campanha realizada em 10 de outubro de 2024 poderão participar desta também. Foto: USP/Governo de SP
- Agência SP
- Publicado em
No dia 26 de fevereiro, das 8h30 às 11h30, acontece mais uma Campanha de Doação de Sangue Voluntária, no Instituto de Geociências (IGc) da USP, em parceria com a Fundação Pró-Sangue.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue doado é separado em diferentes hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado), que podem ser utilizados em várias situações clínicas.
Para fazer a doação é preciso ter alguns requisitos: ter entre 16 anos, com autorização do responsável legal, e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg e estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e se alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). Os candidatos devem apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.
LEIA TAMBÉM: Posso doar sangue se tive dengue? Tatuagem impede doação? Tire dúvidas sobre o tema
Os doadores que participaram da campanha realizada em 10 de outubro de 2024 poderão participar desta também, pois o intervalo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses (60 dias) para homens e de três meses (90 dias) para mulheres.
LEIA TAMBÉM: Fundação Pró-Sangue de SP abre mais locais de doação aos sábados
Para saber mais sobre os requisitos básicos e impedimentos para doação de sangue clique aqui e, pra saber quem não pode doar, acessar este link.
Campanha de Doação de Sangue Voluntária
- Data: 26 de fevereiro, das 8h30 às 11h30
- Local: Biblioteca Setembrino Petri do IGc/USP
- Endereço: Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, Butantã, zona oeste de São Paulo