28/06/2025 - Biocurativo 3D é alternativa para tratamento de feridas crônicas e queimaduras graves
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Criação conjunta de startup e FAPESP pode facilitar o processo de cicatrização do corpo humano
Equipamento permite a confecção precisa do curativo e a correta distribuição de células mesenquimais pelo hidrogel, mantendo-as viáveis durante a bioimpressão e a utilização (imagem: Phelipe Janning/Agência Fapesp).
No Brasil ainda não há um produto de terapia avançada para o tratamento de ferida crônica e queimadura registrado nos órgãos regulatórios de saúde. Uma startup sediada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, no interior paulista, pretende romper essa barreira e se tornar pioneira nesse segmento.
A empresa desenvolveu, com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp, um biocurativo elaborado por impressão 3D, contendo células-tronco do cordão umbilical humano, destinado ao tratamento de portadores de feridas crônicas e queimaduras graves.
Batizado Mensencure, o biocurativo é feito com hidrogel e contém células mesenquimais, que secretam inúmeras moléculas bioativas com diferentes funções no processo cicatricial, como as citocinas e os fatores de crescimento responsáveis pela imunomodulação, angiogênese (a criação de novos vasos sanguíneos) e melhora da qualidade do tecido cicatrizado.
Saiba mais