Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Processo seletivo

 

 

Etapas para seleção


O(a) candidato(a) deverá realizar sua a inscrição no processo de seleção do Programa, através do formulário de inscrição, e encaminhar documentação comprobatória, obedecendo ao prazo e demais especificações determinadas no edital de seleção vigente.
 


Os critérios de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação são:

 

  1. Aprovação no exame de proficiência em língua Inglesa (caráter eliminatório);
     
  2. Aprovação no exame de proficiência em língua portuguesa, para candidatos(as) estrangeiros(as) (caráter eliminatório);
     
  3. Alcance de nota mínima na avaliação escrita do projeto de pesquisa entregue no momento da inscrição (caráter eliminatório);
     
  4. Alcance de nota mínima na apresentação e arguição do projeto de pesquisa;
     
  5. Análise do Curriculum Lattes e histórico escolar;
     
  6. Carta de aceite para orientação de um(a) orientador(a) credenciado(a) ao PPG/CCD-SES.
     

Dentre os documentos necessários, constam: o Comprovante de proficiência em Língua Inglesa (área da saúde), para candidatos(as) brasileiros(as), com nota mínima de 50% de acertos obtido pela União Cultural e Comprovante de proficiência em Língua Portuguesa, para candidatos(as) estrangeiros(as), com nível mínimo exigido de Intermediário Superior obtido pela Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros na variante brasileira (Celpe-Bras); a "Carta de aceite de orientação" na qual um(a) orientador(a) credenciado(a) ao PPG/CCD-SES declara sua disponibilidade para orientação do(a) candidato(a) e Projeto de Pesquisa.
 

O modelo da declaração de aceite para orientação está disponível em "Formulários" na aba Área do(a) Professor(a).
 

Atenção! O(a) candidato(a) estrangeiro(a) deverá acompanhar o calendário de realização do exame Celpe-Bras pelo site http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/. Para detalhes sobre os Postos Aplicadores do exame no Brasil e no exterior, período de inscrições, publicação de edital, taxa de inscrição entre outras informações, os(as) candidatos(as) deverão acompanhar as notícias no portal do INEP ou pelo site https://www.gov.br/inep/pt-br
 

Candidatos(as) brasileiros(as) deverão contatar União Cultural pelo telefone (11) 2148-2900 ou presencialmente no endereço: Rua Teixeira da Silva, 560, 1º andar, Paraíso - São Paulo/SP – 04002-032.
 

Informações detalhadas sobre o pagamento e realização das provas de proficiência, para brasileiros e estrangeiros, deverão ser obtidas pelo(a) candidato(a) diretamente com as instituições aplicadoras.
 

O tema do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido deverá ser relacionado às Ciências da Saúde, particularmente, àqueles abarcados pela área de Medicina II da CAPES, a saber: Doenças Infecciosas e Parasitárias/Infectologia; Patologia; Pediatria/Saúde da Criança e do Adolescente; Neurologia/Neurociências; Psiquiatria/Saúde Mental; Radiologia e Diagnóstico por Imagens; Hematologia; Reumatologia; Alergologia. Além disso, o projeto de pesquisa deve ser avaliado e possuir a anuência do(a) docente orientador(a) credenciado ao PPG/CCD-SES contemplando a exequibilidade do projeto.
 


A listagem de orientadores(as) do Programa está disponível em:

 

  • Orientadores na área Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública - PLSP
     
  • Orientadores na área de Vigilância em Saúde Pública - VSP
     

O Projeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa quando envolver seres humanos e/ou amostras biológicas deles isoladas ou pelo Comitê de Ética no Uso de Animais quando utilizar experimentação animal em até seis meses a partir da data de matrícula.
 

Na estrutura do projeto de pesquisa deverá constar, impreterivelmente, os seguintes itens: Capa (contendo título e proponente); Introdução (contemplando a justificativa e relevância para realização do projeto para a saúde pública na linha de pesquisa deste Programa de Pós-Graduação); Objetivos; Material e Métodos; Resultados esperados; Cronograma; Orçamento previsto; Referências bibliográficas. Atenção, os textos deverão seguir a norma Vancouver-ICMJE para citação e referenciação.
 

A análise do projeto de pesquisa ocorrerá em duas etapas de caráter eliminatório.
 

A primeira etapa será referente à avaliação do texto do projeto, na qual serão analisados os aspectos referentes à: relevância do tema em relação à área de concentração e à linha de pesquisa escolhida; revisão da literatura; coerência entre justificativa, objetivo(s) e método; qualidade da apresentação e expressão escrita; adequação do projeto ao nível de concorrido (mestrado ou doutorado).
 

A segunda etapa será a avaliação da apresentação individual e arguição oral do(a) candidato(a), onde serão consideradas as capacidades de: expressão verbal, consistência de argumentação, coerência de ideias, defesa da proposta de estudo, tempo de apresentação e layout da apresentação. O detalhamento das notas para cada item das avaliações, bem as datas das apresentações serão disponibilizadas em edital de seleção vigente.
 


Seleções anteriores:
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado