12/04/2025 - Traços de personalidade influenciam no desenvolvimento da insônia, revela estudo da USP
A insônia é um dos distúrbios do sono mais prevalentes nos adultos
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Estudo da USP com 595 participantes revela que a insônia está associada a altos níveis de neuroticismo, tendo a ansiedade como fator relevante
Estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) investigou a influência dos traços de personalidade no desenvolvimento e na perpetuação da insônia e constatou que há uma relação direta entre as duas coisas. Dois achados chamaram a atenção dos pesquisadores: altos índices de abertura foram associados a baixos índices de insônia, enquanto o alto nível de neuroticismo (caracterizado por instabilidade emocional) foi bastante prevalente em pessoas com o distúrbio de sono. Os resultados foram publicados no Journal of Sleep Research.
“Decidimos estudar a influência dos traços de personalidade sobre a insônia por se tratar de um transtorno extremamente prevalente e que traz impactos negativos para a saúde, como maior risco de hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão. Essas diversas condições de saúde física e mental levam a uma pior qualidade de vida de forma geral”, explica Bárbara Araújo Conway, psicóloga do sono e autora da dissertação de mestrado defendida no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM-USP), com apoio da Fapesp e orientação da professora Renatha El Rafihi-Ferreira, do Departamento de Psicologia Clínica.
Saiba mais