Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

10/04/2025 - Governo de SP inaugura 70 novos leitos de UTI na Santa Casa de São Paulo

Novos leitos serão abertos gradualmente, sendo 60 de UTI adulto e 10 pediátricos

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

A ampliação reforça capacidade de atendimento e beneficia pacientes da capital e de 58 municípios do Estado

   

 

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou, nesta quinta-feira (10), 70 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital. A ampliação reforça a capacidade de atendimento da instituição, que passa de 92 para 162 leitos de UTI, com investimentos adicionais da Secretaria de Estado da Saúde para operacionalizar a nova ala.
 

A Santa Casa de São Paulo é uma das unidades beneficiadas pela Tabela SUS Paulista, criada pelo Governo de São Paulo há dois anos. O programa remunera instituições filantrópicas e Santas Casas que atendem pacientes do SUS com valores até cinco vezes maiores que a tabela nacional. Entre janeiro de 2024 e janeiro deste ano, a instituição foi contemplada com R$ 153,9 milhões por meio da iniciativa.


“Nos perguntávamos como expandir a assistência em saúde no estado e veio a questão da tabela SUS, congelada há muitos anos. Com isso, tínhamos dois efeitos: fechamento de leitos ou mudança da relação SUS/convênio, afastando as pessoas do atendimento e aumentando as filas. Precisávamos atender a um sistema de saúde muito baseado na rede filantrópica, com mais de 360 Santas Casas em todo o estado. Com um esforço de caixa e investimento de quase R$ 5 bilhões por ano, a Tabela SUS Paulista tem como objetivo proporcionar equilíbrio das contas para essas entidades”, afirmou o governador.



Saiba mais

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado