Humanização

A A A Tamanho do texto

Acolhimento dos pacientes atendidos no hospital de transplantes em caráter de urgência e emergência - Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini

 

 

ACOLHIMENTO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL DE TRANSPLANTES EM CARÁTER DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini

DRS I - Grande São Paulo

 

 

Objetivo da experiência

Diminuir o tempo de espera para atendimento de urgência dos pacientes que realizam tratamento no hospital.

 

Público alvo

Pacientes que são tratados no hospital de transplantes em atendimento de urgência.

 

Equipe envolvida

1. Diretoria do hospital.

2. Médicos e enfermeiros de referência.

3. Médicos e enfermeiros do setor de atendimento de urgência e emergência.

4. Equipe administrativa.

 

Recursos utilizados

1. Dois computadores e uma impressora.

2. Acessórios para aferição de sinais vitais dos pacientes.

 

Interface com outras áreas e/ou serviços

As interfaces ocorreram entre os profissionais de referência e os do serviço de atendimento de urgência e emergência na troca de informações referentes aos quadros clínicos dos pacientes.

 

Breve histórico da experiência

A ação teve início no mês de 2015 com o objetivo principal de diminuir o tempo de espera para atendimento dos pacientes tratados no hospital que procuram o serviço por alguma urgência clínica. O hospital oferece atendimentos específicos de alta complexidade e possui serviços especializados. A ação teve também como objetivo aproximar os profissionais especialistas e os pacientes, a fim de melhorar a qualidade no atendimento e resolução dos casos. A ação foi estudada, desenvolvida e implantada pela diretoria do hospital em conjunto com todos os profissionais que tinha contato com esse público.

 

Desenvolvimento da ação

O hospital possui dois edifícios: o primeiro é destinado ao atendimento de pacientes em consultas ambulatoriais, e o segundo focado na internação hospitalar, setores cirúrgicos, incluindo um setor para atendimento de urgência. Antes da ação, os pacientes que procuravam o serviço em caráter de urgência eram atendidos por uma equipe de médicos não especialistas na área; esses realizavam os primeiros atendimentos e, posteriormente, passavam o caso para os médicos especialistas, que davam seguimento do caso. Esses médicos, por vezes, estavam fazendo consultas ambulatoriais e precisavam se organizar para atender os pacientes no outro edifício. Com a implantação da ação, o paciente que busca o serviço de urgência dá entrada no mesmo edifício onde o médico especialista está atendendo outros em consultas ambulatoriais. Esse paciente recebe uma triagem prévia de um enfermeiro de referência, que afere sinais vitais e classifica-o de acordo com o protocolo institucional. Posteriormente, é encaixado na agenda do especialista que faz uma avaliação e toma as condutas necessárias. Se necessitar de coleta de sangue ou exames de imagens, o paciente realiza todos no mesmo edifício e, se necessário internação, o enfermeiro de referência realiza contato com o enfermeiro da unidade de internação executando a tarefa, não havendo mais necessidade de passagem pelo SPA.

 

Resultados alcançados

1. Aumento da aceitabilidade.

2. Diminuição do tempo de espera para atendimento.

3. Diminuição do tempo de espera para coleta de exames de sangue e realização de exames de imagens.

4. Aumento da qualidade do atendimento prestado, evidenciado através dos desfechos de casos.

 

Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?

Não detectado.

 

Qual é o diferencial da experiência?  Por que é uma experiência inovadora?

Com essa ação, foi possível aproximar o paciente do médico especialista, tornando a resolução do caso mais ágil, uma vez que esse médico tem conhecimento específico da patologia. Não há necessidade de o paciente ser atendido primeiro por um médico generalista para, posteriormente, passar por outra avaliação com o especialista que vi dar a conduta terapêutica.

 

A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?

Sim, em hospitais com as mesmas características de atendimento.

 

Contato

deyvid.mattei@htejz.spdm.org.br

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado