Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

SECRETARIAS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE LANÇAM DOCUMENTO PARA ORIENTAR E  FORTALECER A ESTRATÉGIA JUNTOS NA PREVENÇÃO

Para fortalecer as estratégias de prevenção as IST/aids de hepatites virais no estado de São Paulo, as Secretarias de Estado da Educação e Saúde lançam o documento: “Estratégia Juntos na Prevenção”. Trata-se de um documento para orientar profissionais das áreas da  educação e da Saúde para a promoção de educação em sexualidade e prevenção das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Serão realizados 6 fóruns regionais para a mobilização das escolas e serviços de saúde.

A “Estratégia Juntos na Prevenção” tem por finalidade a promoção da saúde e a  formação integral do cidadão, priorizando as ações preventivas e a democratização das informações relevantes para que os estudantes e comunidade escolar possam conhecer seus direitos, cuidar de si e dos outros.

A estratégia consiste na articulação das iniciativas da Secretaria da Saúde, por meio do Programa Estadual DST/Aids-SP,  e da Secretaria da Educação na promoção da educação em sexualidade e prevenção das IST, HIV/Aids  e Hepatites Virais, focadas prioritariamente nos direitos sexuais e reprodutivos e nos Direitos Humanos, ampliando as ações de prevenção na rede estadual de ensino e a qualificação dos serviços de saúde para o acolhimento das demandas de saúde dos estudantes e comunidades.

A iniciativa surgiu a partir de um pioneiro projeto implantado no município de Itaquaquecetuba/SP em 2014, por meio do envolvimento da comunidade e do protagonismo dos jovens, através da implantação das “Estações de Prevenção” em escolas estaduais participantes, garantindo o acesso à informação e aos insumos de prevenção das IST/Aids. As experiências apontam para a importância e maior efetividade do trabalho sistematizado no âmbito local, a partir da parceria entre sistema de saúde, sociedade civil e escolas, envolvendo toda a comunidade escolar.

A “Estratégia Juntos na Prevenção” consiste na busca de soluções compartilhadas entre saúde e escola, articulando iniciativas exitosas já conduzidas na rede estadual de ensino como os Programas “Prevenção Também se Ensina” e “Comunidade Presente” desenvolvidos pela FDE- Fundação para o Desenvolvimento da Educação, o “Programa Escola da Família” e o Currículo Oficial do Estado.

A atuação conjunta das áreas da Saúde e Educação ocorre há longa data e foi consagrada na Resolução Conjunta nº 01 das Secretarias de Estado da Saúde e Educação de 11 de outubro de 2011, com vistas a estabelecer diretrizes para unir os esforços da Secretaria de Estado da Saúde como instituição que tem a responsabilidade de formulação da Política Estadual de Saúde, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, e a Secretaria de Estado da Educação, instituição responsável pelo atendimento de jovens, crianças em idade escolar e adultos na rede pública estadual de ensino.

Para ampliação da iniciativa serão realizados seis fóruns regionais reunindo profissionais da saúde e profissionais da educação das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Registro, Mogi das Cruzes, Santo André, Santos e São José dos Campos. Nesta etapa serão mobilizadas cerca de 200 escolas.

Para informações adicionais escreva para: juntosnaprevencao@educacao.sp.gov.br

O documento estará disponível no site: www.crt.saude.sp.gov.br