Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

O lançamento da edição "Transexualidade no SUS" do BEPA

Realização em 04/10/2023

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança edição do Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) com foco na Transexualidade no SUS

A Secretaria de Estado da Saúde lança a edição do Boletim Epidemiológico Paulista com ênfase na Transexualidade

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apresenta uma edição inédita e relevante do Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA), centrada no tema da Transexualidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Este lançamento marca um passo significativo no reconhecimento e na abordagem das necessidades de saúde dessa comunidade, que historicamente enfrentam lacunas em termos de pesquisa e atenção integral.

 

Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em novembro de 2021 revela dados impressionantes: o número de pessoas adultas transexuais, travestis e não-binárias no Brasil pode atingir a marca de quase 3 milhões, representando cerca de 2% da população total do país. No contexto brasileiro, informações precisas sobre a população trans ainda são limitadas.

 

Apesar da sua significativa representatividade numérica, essa parcela da população enfrenta uma vulnerabilidade substancial e um estigma persistente, resultando em expectativas de vida mais curtas em comparação com outros grupos demográficos. Fatores sociais, como violência, transfobia e desigualdades no mercado de trabalho, bem como as barreiras de acesso e a discriminação no acesso aos serviços de saúde, contribuem para essa disparidade.

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) acredita que a disseminação de boas práticas, evidências científicas e experiências individuais será fundamental para a formulação e implementação de políticas públicas eficazes. O compartilhamento desses insights contribui para o aprimoramento das políticas existentes, mas também estimulará o debate produtivo e a formulação de abordagens inovadoras.

 

Esta edição temática do BEPA, com o título "Transexualidade no SUS", tem uma missão clara: ampliar as pesquisas que identificam as necessidades de saúde das pessoas trans. Ao contribuir para o corpo científico de conhecimento, esta iniciativa visa capacitar profissionais de saúde com informações sólidas, promovendo a inclusão e garantindo a permanência dessa população nos serviços de saúde oferecidos pelo SUS. Além disso, pretende-se moldar

políticas públicas que aprimorem as condições de vida e saúde dessa comunidade, resultando em uma maior qualidade de vida.

 

O lançamento da edição "Transexualidade no SUS" do BEPA está agendado para o dia 04 de outubro de 2023, no Auditório Luis Mussolino, localizado na Av. Dr. Arnaldo, nº 351 – Térreo. A programação do evento inclui uma rica variedade de atividades, incluindo uma apresentação cultural com a cantora Ayo Tupinambá e uma exposição de fotos. A Mesa de Lançamento contará com a participação de diversos representantes, incluindo representantes do Gabinete do Secretário da Saúde, a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), a Editora Executiva do BEPA, representantes do Centro de Referência e Treinamento - CRT-DST/Aids e representantes do Conselho Científico.

 

A parte da manhã será dedicada a uma Mostra Representativa de Artigos, Experiências e Informes Técnicos, proporcionando uma plataforma para autores apresentarem seus trabalhos em um formato conciso e dinâmico. Com espaço para comentários e debates, o evento se encerrará ao meio-dia, seguido por um momento para interações e networking durante o café.

 

Esta iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reflete o compromisso contínuo com a promoção da saúde e bem-estar de todas as pessoas, considerando a diversidade e o compromisso com a defesa dos direitos humanos. A expectativa é que essa edição temática do BEPA gere insights valiosos, promovendo a conscientização, melhorando as condições de vida e saúde e pavimentando o caminho para políticas mais inclusivas e sensíveis às necessidades da comunidade trans no Brasil.

Link para inscrição:

https://forms.gle/N1eu5WGyuq2dW4as8

 

Programação:

 Data: 04 de outubro de 2023

 Local: Auditório Luis Mussolino , Av. Dr. Arnaldo, nº 351 – Térreo.

 

 

9:00 - 9:30 - Apresentação Cultural

 

 Cantora Ayo Tupinambá

 Exposição de fotos

 

 

9:30 - 10:00 - Mesa de lançamento: "O BEPA - Transexualidade no SUS"

 

 Representante do Gabinete do Secretário da Saúde

 Representante da CCD

 Editora Executiva do BEPA

 CRT-DST/Aids

 Representante do Conselho Técnico

 

 

10:00 - 11:30 - Mostra representativa de artigos, experiências e informes técnicos

 

 Apresentação de 15 manuscritos.

 

 

11:30 - 12:00 - Comentários e debate

12:00 - Encerramento e café

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado