Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto de Saúde estuda eficácia da iniciativa da OMS/UNICEF para promoção do aleitamento materno em hospitais do Brasil

A edição de novembro de 2011 do Journal of Epidemiology & Community Health publicou o artigo The Baby-Friendly Hospital Initiative shows positive effects on breastfeeding indicators in Brazil, de autoria dos pesquisadores do Instituto de Saúde Sonia Isoyama Venancio, Silvia Regina Dias Médici Saldiva, Maria Mercedes Loureiro Escobar e Elsa Regina Justo Giugliani. A pesquisa visa verificar o aumento dos índices de aleitamento materno em hospitais que participam da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (BFHI, da sigla em inglês), uma realização da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) que tem como meta promover o aleitamento materno em hospitais de todo o mundo.

No total, 65.936 crianças com idade inferior a um ano participaram da pesquisa. Os resultados do estudo indicam que crianças nascidas em hospitais que fazem parte da iniciativa têm 9% a mais de chance de serem amamentadas nas primeiras horas de vida. Já a média de tempo de amamentação em hospitais que participam do BFHI foi de 60.2 dias contra apenas 48.1 dias em outros hospitais.

O estudo utilizou os dados coletados no 2º Questionário de Aleitamento de 2008, no qual participaram 27 capitais e 37 dos principais municípios do país. O questionário verificou a rotina alimentar de crianças com menos de um ano de idade e continha perguntas sobre aleitamento materno e se a criança consumia outros tipos de alimentos. Também foram recolhidos dados sobre a amamentação nas primeiras horas de vida da criança, o consumo de alimentos no primeiro dia de vida em casa e se o hospital faz parte do BFHI.

O BFHI tem como objetivo assegurar a prática de aleitamento materno nos hospitais que fazem parte da iniciativa. Para isso, supervisiona a utilização dos Dez Passos para uma Amamentação de Sucesso - um conjunto de recomendações elaboradas pela OMS em parceria com a UNICEF destinadas aos funcionários da saúde que trabalham em maternidades - e a aplicação dos princípios do Código Internacional de Marketing para os Substitutos de Leite Materno, que visa regulamentar a publicidade em relação a produtos alimentícios destinados a bebês.

Os hospitais devem realizar algumas mudanças na rotina de seus funcionários para que eles recebam o treinamento adequado nos Dez Passos da OMS, mas de acordo com umas das pesquisadoras, Sônia Isoyama Venancio, são inúmeras as vantagens de se aderir a iniciativa. De acordo com ela, os profissionais da saúde sentem mais satisfação ao trabalhar com um método humanizado, há maior repercussão positiva no comportamento das mães por passarem mais tempo com o bebê, além das vantagens econômicas como a diminuição no custo com mamadeiras.

O artigo The Baby-Friendly Hospital Initiative shows positive effects on breastfeeding indicators in Brazil pode ser conferido na íntegra aqui.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado