CAIS Clemente Ferreira - Lins
Centro de Atenção Integral à Saúde "Clemente Ferreira" de Lins
Valorizando A Vida Preparação Para Aposentadoria, Uma Perspectiva Psicodramática.
Justificativa
A realização do projeto valorizando a vida surgiu com a proposta de valorizar os colaboradores pelos serviços prestados, bem como apresentar novas possibilidades e objetivos para essa nova fase da vida, aposentadoria.
O projeto tem como finalidade apresentar a esses colaboradores sugestões para reflexões que possam auxiliá-los na reorganização de suas vidas com orientações e acompanhamentos técnicos através de trabalho interdisciplinar.
Objetivos
Fortalecer a humanização nas relações de trabalho na Instituição;
Prestar homenagem de reconhecimento e valorização pelos longos anos de trabalho dedicados a este CAIS;
Preparar emocionalmente os colaboradores que aguardam sua aposentadoria para melhor assimilarem o impacto que as novas condições, possivelmente, causarão em suas vidas;
Orientar quanto à importância de buscar novas metas e expectativas para o cotidiano de vida;
Fornecer informações e opções de atividades de grupos da Terceira Idade visando estimular a saúde física e emocional em busca de melhor qualidade de vida através do lazer e do convívio social;
Possibilitar o conhecimento e esclarecer a legislação vigente, do Estatuto do Idoso —Direitos Sociais.
Público alvo
Colaboradores que se encontram em fase de aposentadoria no período de 2 anos.
Metodologia
Identificação dos colaboradores a serem aposentados junto ao NP;
Entrevistas iniciais com o objetivo de orientar sobre o projeto e verificar o interesse em participar;
Reuniões/Encontros grupais mensais: palestras, jogos psicodramáticos, dinâmicas de grupo; Avaliação no final dos encontros.
Desenvolvimento: (serão planejados jogos psicodramáticos, dinâmicas e orientações de acordo com os temas abaixo).
Temas indispensáveis:
•Projeto de vida
•Relação homem com o trabalho
•Aspectos Legais da aposentadoria
•Envelhecimento ativo
Temas sugeridos:
•Redes sociais
•Planejamento financeiro
•Qualidade de vida (alimentação e atividade física)
•Empreendedorismo
•Lazer
•Voluntariado
Metas:
Funcionários que se encontram em fase de espera de aposentadoria.
Resultados:
Espera-se a conscientização dos aspectos positivos dessa fase e das perspectivas futuras de desenvolver atividades prazerosas e melhor aproveitamento da vida.
Conclusão:
O projeto irá favorecer ao colaborador a oportunidade de reflexão sobre aposentadoria, auxiliá-lo a lidar com esse novo momento de sua vida, expandir conhecimentos, bem como propiciar sua integração com a comunidade de forma a continuar a ter uma vida ativa e independente após o definitivo desligamento com o CAIS.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. ESTATUTO DO IDOSO. BRASÍLIA, 2003.
MILITÃO, A. & R. JOGOS, DINÂMICAS E VIVÊNCIAS GRUPAIS. COMO DESENVOLVER SUA MELHOR "TÉCNICA" EM ATIVIDADES GRUPAIS. RIO DE JANEIRO, QUALITYMARK, 2000.
YOZO, R. Y. K. 100 JOGOS PARA GRUPOS. SÃO PAULO, ÁGORA, 1996.
Programa de Preparação para Aposentadoria
A unidade retomou sua participação em junho de 2016, que teve como abertura o tema: Envelhecimento com qualidade de vida. É possível?, abordando questões relacionadas com a saúde, onde as atitudes de hoje refletem no amanhã.
Para constatar o quanto foi absorvido de conteúdo pelos participantes, a unidade realizou uma pesquisa de satisfação.
Nesta pesquisa também foi perguntada para cada participante qual a palavra que marcou o encontro, algumas destas foram: Conhecimento e reconhecimento; saúde; fé; olhar para dentro de mim; estimulo de vida; mudança de vida para envelhecer bem; qualidade de vida; fazer exercício; envelhecer de forma saudável; controle stress; envelhecer saudável; busca pelo equilíbrio; equilíbrio em todo aspecto de vida; é necessário fazer boas escolhas para o amanhã; mudar os hábitos; alerta...
No encontro surgiram algumas sugestões propostas pelos colaboradores tais como: Sexualidade; nutrição dieta com qualidade; emocional; comunicação autoestima; terapia comportamental; ambiente familiar influenciando o ambiente de trabalho; mal de Parkinson e Alzheimer; palestras motivacionais.
Em geral podemos observar que foi bem produtiva a palestra trazendo para a unidade uma boa perspectiva sobre futuros eventos.