Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

20/07/2025 - Terapia a laser potencializa tratamento contra fungo resistente a medicamento convencional

Além de testar os efeitos da terapia fotodinâmica em outras espécies de fungos que representem uma ameaça à saúde humana, os pesquisadores também vão realizar estudos voltados para a segurança alimentar.

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

Os resultados do estudo indicam que a tecnologia pode ser aplicada tanto na saúde humana quanto na prevenção da contaminação de alimentos

   


Foto: Divulgação/Governo de SP

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) da Fapesp conseguiram, por meio de uma terapia ativada por luz, aumentar a suscetibilidade do fungo Candida albicans à ação de medicamentos. Os resultados do estudo oferecem uma alternativa promissora no combate à resistência antimicrobiana – problema crescente no mundo que ocorre quando bactérias, vírus, fungos e outros parasitas desenvolvem mutações genéticas que os tornam resistentes aos efeitos dos medicamentos.
 

No estudo publicado na revista Photochemistry and Photobiology, os pesquisadores avaliaram a técnica de inativação fotodinâmica (PDI, na sigla em inglês para photodynamic inactivation) combinada com o antifúngico anfotericina B (AmB) para o controle do crescimento do fungo, especialmente nas formas de leveduras (células solitárias) e hifas (colônias filamentosas).



Veja também

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado