Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

15/07/2025 - Hospital Mandaqui é o primeiro do SUS a usar vapor de água no tratamento da próstata

Consagrada em centros médicos particulares no Brasil e no exterior, a técnica passou a ser oferecida gratuitamente pelo SUS.

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

Procedimento inédito minimamente invasivo permite alta no mesmo dia e menos efeitos colaterais

   

Hospital Mandaqui


Foto: Divulgação/Governo de SP
 

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), foi o primeiro hospital público do país a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de próstata com uso do equipamento Rezum — uma tecnologia minimamente invasiva voltada ao tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que reduz o tempo de internação e preserva a função sexual.
 

Conhecida como “Cirurgia Eletiva de Próstata”, a técnica consiste na aplicação de vapor de água diretamente no tecido prostático aumentado, reduzindo seu volume e aliviando os sintomas urinários associados à HPB. O procedimento é eletivo, realizado com sedação semelhante à usada em endoscopias digestivas, e o paciente permanece na unidade por menos de quatro horas. Uma alternativa às cirurgias tradicionais, que podem levar até cinco dias de internação.



Veja também

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado