Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos
M.V. Valéria Gentil De Tommaso e PqC Dra Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista
A raiva é uma zoonose viral que pode ser dividida didaticamente em diferentes ciclos epidemiológicos: urbano, silvestre aéreo, silvestre terrestre e rural. Os cães e gatos são principais reservatórios do ciclo urbanos da raiva, sendo que este ciclo está controlado na maioria das regiões do Brasil. Tal sucesso no controle do ciclo urbano da raiva ocorreu devido a diversas medidas de vigilância, dentre estas, a vacinação. A vacinação em massa é realizada através de campanhas de vacinação que visam vacinar um grande número de animais em um curto espaço de tempo.
Com o controle da raiva urbana, as campanhas de vacinação tornaram-se menos necessárias, mas a vacinação é fundamental para a prevenção da doença. Cabe salientar que casos esporádicos de raiva em cães e gatos transmitidos por morcegos tem sido registrados no Estado de São Paulo e em outros estados brasileiros. Desta forma fica evidente a necessidade de que os pets sejam vacinados contra a raiva.
Esta vacina deve ser aplicada a partir dos três (03) meses de idade dos cães e gatos, com reforço anual.
Na ausência de campanhas de vacinação, esta pode ser obtida em postos fixos durante todo o ano. A identificação dos postos fixos com aplicação gratuita de vacina contra a raiva varia de acordo com o município. Além disso os Médicos Veterinários das clínicas veterinárias dispõem desta vacina com custo variável de acordo com o estabelecimento.
Procure o posto ou a clínica veterinária mais próxima da sua residência na sua cidade e não deixe de proteger seu melhor amigo contra a raiva. A vacinação eficaz de animais de estimação é uma estratégia fundamental para reduzir a transmissão do vírus para os seres humanos.