Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS/SP (CPD/SUS) do IS promove apresentação de tese de doutorado de Mariana Jansen

16 de março de 2017

 

 

 

 

Em 09 de março foi realizada no IS a Reunião Técnico-Científica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS-SP, na qual a professora - assistente e mestre Mariana Jansen, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, apresentou sua tese de doutorado "Tendências e contratendências de mercantilização: as reformas dos sistemas de saúde alemão, francês e britânico", defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP) em 2016.

 

Mariana que possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2004) e título de mestre em Economia pela PUC (2007) tem ampla experiência na área econômica, com ênfase em economia brasileira e economia social, desenvolvendo trabalhos e temáticas nos segmentos do sistema público de saúde, políticas sociais, reformas dos sistemas de saúde, financiamento e mercantilização do sistema de saúde.

 

Para desenvolver a tese a pesquisadora contou com as orientações de Philippe Batifoulier, docente da Université Paris-Ouest Nanterre la Défense e Áquilas Nogueira Mendes, da FSP/USP. Na tese Mariana demonstra como ao longo dos últimos trinta anos, entre meados das décadas de 1980 e 2010, os sistemas de saúde da Alemanha, França e Reino Unido foram reformados, desencadeando uma crescente mercantilização no financiamento e na prestação de serviços.

 

O trabalho analisa as origens dessas mudanças, assim como identifica que a mercantilização não ocorreu nem mediante os mesmos mecanismos e nem com a mesma profundidade, havendo importante inércia institucional. As diferenças observadas atestam as especificidades de cada país, em termos de seu contexto econômico, de seus arranjos políticos, das características institucionais de cada sistema e das formas que assumiram os conflitos sociais.

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico - Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado