Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Especialização

 

Processo seletivo - 2020

 

 

Inscrições clique aqui

 

Edital 

Retificação

Prorrogação de inscrição

Redução de Taxa

 

O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DEVE SER REALIZADO EXCLUSIVAMENTE NO CAIXA PRESENCIAL COM IDENTIFICAÇÃO DO Nº CPF DO PAGADOR/CANDIDATO

*pagamentos realizados via DOC, TED ou outros meios eletrônicos não serão aceitos

 

 

Aberta inscrições para turma 2020

 

O período para inscrição para o Curso de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde (IS) foi prorrogado até 29 de novembro de 2019 e pode ser realizada via online (clique aqui).

 

Serão oferecidas 20 vagas para profissionais com até 5 anos de formação e estudantes que concluírem a graduação até dezembro de 2019, com bolsas de estudo fornecidas pela SES-SP.

 

O objetivo geral do curso é especializar profissionais de saúde e áreas afins em Saúde Coletiva, qualificando-os para a prática profissional nas dimensões da gestão e da atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Os objetivos específicos do Curso são: Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre o campo da Saúde Coletiva; Aprimorar os conhecimentos sobre as políticas de saúde no Brasil e sobre práticas de cuidado em saúde; Promover a reflexão sobre a relação entre as Ciências Sociais e Saúde Coletiva; Instrumentalizar os alunos para aplicação do método epidemiológico no âmbito dos serviços de saúde; Disseminar os conhecimentos sobre a ética em pesquisa, inovação em saúde no Brasil, Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Políticas Informadas por Evidências (PIE) e aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre o método científico como subsídio para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

As atividades são presenciais e a carga horária são de 40 horas semanais.

 

A Especialização tem duração de 01 ano e com bolsa mensal de R$ 1.044,70.

 

Para mais informações, acesse o edital.

 

O curso

 

O curso de Especialização tem como público alvo graduados em cursos da área da saúde e afins, exceto Medicina.

 

Os alunos recebem bolsas para cursar a especialização, uma vez que o curso tem período integral. Além disso, durante a formação os alunos desenvolvem um trabalho de campo por meio de parcerias com municípios paulistas, fazendo intervenções supervisionadas.

 

O conteúdo do Curso de Especialização em Saúde Coletiva será desenvolvido em 3 Núcleos:

  1. Núcleo Comum:

Políticas Públicas de Saúde I e II, Metodologia de Pesquisa, Ética e Inovação Tecnológica.

2. Núcleo Específico Teórico:

Políticas de Saúde: Planejamento e Gestão do SUS; Determinações sociais na saúde e o alcance do do princípio da equidade na saúde; Aspectos conceituais e políticos de práticas em saúde; Práticas de Atenção à Saúde, Políticas Informadas por Evidências; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Epidemiologia; Ciências Sociais em Saúde; Comunicação em Saúde; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa; e Informação em Saúde.

3. Núcleo Específico Prático: Prática Profissional.

 A prática profissional é um componente fundamental do Curso. Será desenvolvida com a inserção dos alunos em um projeto elaborado por pesquisadores do Instituto de Saúde, em parceria com um município do estado de São Paulo, visando a resolução de problemas de saúde prioritários e o aperfeiçoamento da Rede de Atenção à Saúde. O Trabalho de Conclusão de Curso deverá estar vinculado às temáticas trabalhadas nesse projeto.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado