Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Mestrado Profissional

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde/ Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo - CRH/SES-SP tem como público-alvo trabalhadores do SUS do estado de São Paulo. O Programa é reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com nota 4 na última avaliação quadrienal (2017-2020), e tem como área de concentração Gestão e Práticas em Saúde, tendo como linhas de pesquisa: Práticas de Saúde; Sistemas e Serviços de Saúde e Aleitamento Materno, Alimentação e Nutrição. 

 

O objetivo geral do Programa é formar profissionais com visão crítica sobre as políticas públicas de saúde e para uma prática profissional transformadora por meio da produção e aplicação do conhecimento científico, visando à solução de problemas, ou proposição de inovações para a qualificação dos processos de atenção e gestão do sistema de saúde. 

  

São objetivos específicos do Programa: 

  

- Contribuir com a formação de profissionais de saúde para a identificação e caracterização de problemas de saúde pública com abordagem interdisciplinar, com vistas a estabelecer prioridades e intervir sobre a situação de saúde de diferentes grupos populacionais; 

  

- Contribuir com a formação dos profissionais de saúde no que se refere aos componentes de planejamento, organização e avaliação de sistemas de saúde para a tomada de decisões que visem à qualificação dos processos gerenciais nos diferentes níveis de gestão; 

  

- Contribuir para a formação de profissionais no âmbito das práticas de atenção à saúde e processos de trabalho, nas dimensões da promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde de populações e de pessoas, visando à integralidade da produção do cuidado no contexto de implementação das políticas de saúde. 

 

  

Comissão de Pós Graduação do Programa (CPG)

 

Doutora e mestre em ciências pelo Programa de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Informação e Comunicação em Saúde; é graduada em comunicação social, com habilitação em jornalismo. Atualmente, é pesquisadora científica no Instituto de Saúde (IS/SES-SP), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e saúde; práticas discursivas e produção de sentidos na saúde, com ênfase em jornalismo; fenômenos e impactos da desinformação em saúde. Diretora do CPD e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, onde atua como docente permanente.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0557938359994851

 

 


 

Economista, doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e mestre pelo Instituto de Economia da Unicamp.  Atualmente, é pesquisadora no Instituto de Saúde (IS/SES-SP) atuando principalmente em estudos sobre o financiamento do SUS. É docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2215447251669060

 

 


 

Tereza Setsuko Toma

 

Médica, com especialidade em Pediatria e em Saúde Pública, é pesquisadora aposentada do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Tem mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. No Instituto de Saúde foi diretora do Núcleo de Análise e Projetos de Avaliação de Tecnologias de Saúde  (2012-2013) e do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP (2013-2019), e coordenadora do Núcleo de Evidências - NEv (2014-2019),  Atualmente, é colaboradora do NEv e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde. Áreas de interesse: Avaliação de Tecnologias em Saúde, Políticas Informadas por Evidências, Ciência e Pesquisa de Implementação.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3621675012351921

 

 


 

Informações:

 

Paulo Antonio Marques de Moura (Secretaria)
 

Tel.: 11 3116 8520

 

 

Confira o vídeo sobre o Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Saúde

 

 

 

 

 

Acesse os três volumes do Boletim do Instituto de Saúde - BIS dedicados ao Programa

 

             

 

 

 

 

 

Links úteis:

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado