Seminário sobre pesquisas domiciliares em saúde nas regiões metropolitanas será realizado no Instituto de Saúde
13 de julho de 2016
Buscando refletir sobre o impacto que os diferentes modos de vida e padrões culturais encontrados em metrópoles exercem sobre a realização de pesquisas domiciliares em saúde, o Instituto de Saúde (IS) realizará no dia 04 de agosto o seminário "Pesquisas domiciliares em saúde nas regiões metropolitanas: compartilhando experiências e aprendizados".
A violência urbana, a descrença no poder público, o tempo gasto nos deslocamentos e a dificuldade de encontrar os entrevistados são alguns dos desafios comuns à realização de pesquisas domiciliares em saúde, o que faz com que, muitas vezes, os pesquisadores sejam surpreendidos por situações inusitadas exigindo respostas criativas e inovadoras para a solução dos problemas. A partir deste contexto pretende-se, por meio de duas mesas coordenadas, discutir sobre as dinâmicas presentes em metrópoles que interferem no processo de pesquisa, permitir o conhecimento de diversas situações encontradas em inquéritos populacionais recentes de regiões metropolitanas, compartilhar experiências e divulgar aprendizados obtidos durante a realização de pesquisas.
O evento contará com apresentações de Maria Cecília Goi Porto Alves (IS/ Projeto ISA Capital), Tania Di Giacomo do Lago (IS/ Projeto Ouvindo Mulheres), Ligia Barroso Vizeu (Departamento de Geografia da USP/ Projeto Prematuridade em São Paulo) e de Vando da Paz Nascimento (IBGE UE/SP - Coordenação Estadual do Censo Agropecuário). O seminário será aberto a todos os interessados.
Serviço:
Seminário: "Pesquisas domiciliares em saúde nas regiões metropolitanas: compartilhando experiências e aprendizados".
Data: 04 de agosto de 2016
Horário: das 14h as 18h
Local: Auditório do Instituto de Saúde - R. Santo Antônio, 590 - Bela Vista, São Paulo - SP
Evento aberto
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica