Assistência ao parto em Francisco Morato: pesquisadoras do Instituto de Saúde publicam artigo na Revista Feminismos
06 de dezembro de 2024
As pesquisadoras do Instituto de Saúde, Fabiana Santos Lucena e Mariana Tarricone Garcia, publicaram recentemente o artigo "Assistência ao parto no município de Francisco Morato: o que dizem as mulheres?" na Revista Feminismos, publicação acadêmica da UFBA dedicada a estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos. O artigo também conta com a contribuição da psicóloga clínica Fannya Talilia Souza, egressa da turma de Especialização em Saúde Coletiva do IS 2022/2023, que foi orientada por Fabiana.
Os resultados do estudo indicaram grande quantidade de mulheres que sofrem intervenções antes de entrar em trabalho de parto espontâneo e altas taxas de cesárea em mulheres com cesárea prévia e, embora a maioria das entrevistadas tenham demonstrado satisfação com a estrutura, atendimento dos médicos e da enfermagem, foram registrados relatos de violência obstétrica e violação de direitos. A pesquisa evidencia o potencial da incorporação de enfermeiras obstétricas para uma experiência positiva de assistência ao parto.
Esse artigo contribui para o debate sobre as práticas obstétricas e os direitos das mulheres, alinhando-se às demandas feministas e acadêmicas que buscam melhorar a assistência ao parto no Brasil.
Leia o artigo completo clicando aqui.
Veja a foto em Instagram
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica