Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE TESTE PARA HIV NA VÉSPERA DO CARNAVAL

Autotestes, preservativos e lubrificantes também serão distribuídos; resultado da testagem de HIV fica pronto no mesmo dia

A Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, realiza ação de testagem para HIV e Sífilis, no dia 28 de fevereiro, das 9 às 15h30, na plataforma A de ônibus urbano do Jabaquara.

Serão oferecidos 400 testes para HIV e Sífilis além da distribuição de autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

Mais de 50 profissionais do CRT DST/Aids-SP estarão envolvidos na realização dos testes de sorologia. O resultado do teste fica disponível no mesmo dia e a retirada deve ocorrer pessoalmente.

A vantagem do teste rápido para HIV e sífilis é que podem ser realizados em poucos minutos em locais sem grande infraestrutura possibilitando que a população tenha acesso ao resultado de forma rápida no mesmo dia de realização do teste.

Dessa forma, em caso reagente (positivo), imediatamente é feito o encaminhamento para a referência assistencial e o tratamento iniciado. No caso de resultado não reagente, é indicado a reflexão e gerenciamento das estratégias de prevenção disponíveis que melhor se adequem ao momento e contextos de vida do indivíduo.

O coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman, destaca que os testes são gratuitos, confiáveis e não querem jejum. “A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa.

Os testes para HIV e Sífilis podem ser realizados o ano todo no locais indicados no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 16 25 50.

Serviço: Terminal Jabaquara - Rua dos Jequitibás - Jabaquara, São Paulo.

AUTOTESTE

O Programa Estadual DST/Aids-SP tem investido também na divulgação e distribuição de autotestes. Para o carnaval, foram encaminhados 5 mil autotestes para Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo e São Bernardo do Campo. Ações municipais estão sendo realizadas nesses locais para promover a distribuição deste novo insumo de prevenção.

O procedimento é simples, idealizado para ser realizado em casa. Através de uma gota de sangue, obtida do dedo, pode-se obter o resultado em 10 minutos. Em caso reagente, deve-se procurar pelo serviço de saúde para confirmação e seguimento assistencial. Por meio do Disque DST/Aids – 0800 16 25 50 – você fica sabendo qual o serviço mais próximo de sua casa ou trabalho.