Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SAÚDE FAZ MUTIRÃO DE TESTES PARA HIV NO VÃO LIVRE DO MASP

Evento marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids e início das atividades do Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); estatísticas de SP mostram que mortalidade por Aids caiu, mas transmissão aumentou entre jovens gays 


A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta feira. 1º de dezembro, um mutirão de prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. 

Por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, serão ofertados 800 testes para HIV por fluído oral e de 16 mil preservativos, sendo 15 mil masculinos e mil femininos, além de 6 mil sachês de gel lubrificante e 4 mil folders informativos. 

A partir deste ano, as ações de combate, prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrerão durante o mês inteiro, através da campanha "Dezembro Vermelho", instituída com a lei nacional 13.504, de 2017. No Estado de São Paulo, a programação abrange desde rodas de conversa até mutirões de testagem em vários locais (confira programação abaixo) . 

"O debate sobre as infecções sexualmente transmissíveis é fundamental, assim como a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças", ressalta o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Artur Kalichman. 


Estatísticas de HIV/Aids 

Levantamento do CRT mostra que o comportamento dos casos de Aids vem mudando desde o início da epidemia em SP. A partir de 2015, o número de notificações de infecções pelo HIV passou a ser maior que a de casos de Aids, o que pode estar associado às iniciativas para diagnóstico precoce e agilidade no tratamento, evitando-se a evolução para Aids. "A notificação das infecções pelo HIV e não dos casos de Aids indicam com maior precisão o comportamento atual das novas infecções. Assim, atualmente, os casos de Aids são um indicador de falha no acesso ao teste e ao tratamento", comenta a coordenadora adjunta do Programa Estadual IST/Aids-SP, Maria Clara Gianna. 

Desde 1998, houve declínio da tendência dos casos de Aids para ambos os sexos e, a partir de 2012, verifica-se queda inclusive entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Semelhante ao restante do país, a epidemia em SP é caracterizada como "concentrada", ou seja, mantém uma prevalência de HIV/aids menor que 1% na população geral, e alta em alguns seguimentos populacionais mais vulneráveis, a exemplo dos HSH (18%), usuários de drogas injetáveis (5,9%) e profissionais do sexo (4,9%). 

Entre 1985 até 2016, foram notificados 260.466 casos de Aids e faleceram 113.901 pessoas pela doença. Entretanto, devido principalmente ao acesso a tratamento, a taxa de mortalidade caiu 74,7% nos últimos vinte e dois anos. Em 1995, ocorreram 7.739 óbitos, com a maior taxa de mortalidade da história, de 22,9 mortes por 100 mil habitantes. Em 2016, foram 2.508 óbitos, que correspondem a uma taxa de 5,8 mortes a cada 100 mil habitantes. 

Por outro lado, nos últimos dez anos o número de novas infecções pelo HIV notificadas vem crescendo de forma expressiva entre homens gays jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos. A taxa de detecção triplicou entre 2010 (876 infecções notificadas) e 2016 (3220 infecções notificadas). 

A coordenadora adjunta do Programa Estadual IST/Aids-SP, Rosa de Alencar, alerta ainda para a necessidade ampliar e qualificar o acolhimento e acesso para a toda a população para combater o reflexo da discrepância racial e social nas estatísticas da doença, verificada em âmbito nacional e internacional. "É importante destacar que a tendência de queda dos casos de aids entre gays só foi observada entre os gays brancos, mas ainda é crescente entre gays pretos e pardos. Essa distinção provavelmente se deve a diferença no acesso ao teste e ao tratamento, demostrando mais uma vez a força do racismo e das desigualdades sociais a ele associadas no Brasil", comenta Alencar. 


Programação do Dezembro Vermelho

No decorrer, os prédios da Secretaria de Estado de Saúde, do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP da Assembleia Legislativa, entre outras instituições públicas, serão iluminados com a cor vermelha, em alusão à campanha. 

No dia 27 de novembro, o CRT lançou a campanha "Fique Sabendo", mobilizando cerca de 600 municípios durante a última semana de novembro para orientações e testagens, com a expectativa de ofertar 350 mil exames e testes. 

Confira abaixo as demais atividades previstas para o decorrer do mês: 


01/12/2017
 

"Conversaria sem Tabu", com estagiários e aprendizes da Companhia Ambiental Paulista 
Horário: 9h às 12h 
Endereço: Rua Professor Frederico Hermann Junior, 345 - Alto de Pinheiros 
Coordenadora: Naila Janilde Seabra Santos - Prevenção CRT IST/Aids-SP 

"Vamos conversar sobre prevenção no CRT: "Deixe seu recado". Cabine da Prevenção, atividade para usuários e trabalhadores do CRT IST/Aids 
Horário: 10h às 18h 
Endereço: Rua Santa Cruz, 81 
Coordenação: Paula de Souza, Robson Zamboni e Marilda Martins 


02/12/2017 

Roda de Conversa "Papo Reto sobre jujubas, efavirenz, chás e outras neuras", com jovens que nasceram com HIV em parceria com a Rede de Jovens e a ONG Ânima no CRT-DST/AIDS 
Horário: 10h às 16h 
Endereço: Rua Santa Cruz, 81 
Coordenação: Analice de Oliveira - Prevenção CRT IST/Aids-SP 


03/12/2017 

Testagem HIV no SESC Itaquera - oferta de 300 testes para HIV (fluído oral) e distribuição de 7 mil preservativos masculinos, 500 femininos, 1 mil sachês de gel lubrificante e materiais educativos 
Horário: 11h30 às 16h30 
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Matos, 1000 
Coordenação: Equipe CRT IST/Aids-SP, parceiros, SESC e Agência Aids 


05/12/2017 

"Conversaria Sem Tabu" entre a equipe do CRT - O que precisamos saber sobre travestis e transexuais? 
Horário: 14h às 15h30 
Endereço: Rua Santa Cruz, 81 
Coordenação: Naila Janilde Seabra Santos - Prevenção e Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CRT IST/Aids-SP 


06/12/2017 

Rumo a zero discriminação no Estado de São Paulo - atividade do "GT zero discriminação" CRT IST/AIDS 
Horário: 14h às 16h30 
Endereço: Rua Santa Cruz, 81 
Coordenação: Fabíola Lopes - Prevenção CRT IST/Aids-SP 


08/12/2017 

Prevenção Combinada nas Universidades, chegando nos jovens com a "Conversaria sem Tabu", em parceria com a Faculdade das Américas 
Horário: 17h30 às 21h30 
Endereço: Rua Augusta, 1508 
Coordenação: Ivone de Paula e Paula de Oliveira Sousa (CRT IST Aids/-SP) 


12/12/2017 

"Conversaria sem Tabu" em parceria com a Agência Aids 
Horário: a definir
Endereço: a definir
Coordenação: Ivone de Paula (CRT IST Aids/-SP) e Roseli Tardeli (diretora da Agência Aids de Notícias) 


Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo 

Assessoria de Imprensa 
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado