Perguntas Frequentes:
- Além do site, existe outro meio para consultar a disponibilidade de medicamentos?
A consulta está disponível no site e no telefone da farmácia 2030-4018.
- Quais medicamentos são fornecidos na Farmácia Ambulatorial?
Os medicamentos fornecidos (padronizados) na Farmácia podem ser consultados em “Disponibilidade de Medicamentos”. Quando o item pesquisado não for padronizado para dispensação pela farmácia, o resultado da pesquisa será “MEDICAMENTO NÃO ENCONTRADO”.
- Com qual frequência as informações sobre disponibilidade são atualizadas no site?
As alterações são realizadas todos os dias ou quando houver necessidade.
- Em todas as retiradas de medicamentos eu preciso de um novo número de admissão?
Sim, todos os meses que o medicamento for retirado deve ser feito um novo número para admissão.
- Somente o paciente pode retirar os medicamentos?
Não. Qualquer pessoa maior de 18 anos com receita e os documentos do paciente (veja a lista de documentos obrigatórios).
- Posso retirar medicamentos controlados apresentando a foto dos documentos pessoais do paciente?
Não. É obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto de quem vai retirar o medicamento.
- Tenho uma receita do posto de saúde, consigo retirar meus medicamentos na farmácia do IPGG?
Não é possível. Na Farmácia são atendidas apenas receitas do próprio Instituto.
- Como obter o Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado (LME)?
O LME pode ser impresso através do site da Secretaria da Saúde. Acesse: http://saude.sp.gov.br/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage-old/acesso-rapido/laudo-de-solicitacao-avaliacao-e-autorizacao-de-medicamento-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-lme. O laudo deve ser devidamente preenchido e assinado pelo médico prescritor.
- Quais exames são necessários para autorização de retirada de medicamentos do Componente Especializado? Qual a validade?
Os exames e suas validades são estabelecidos no protocolo clínico de cada doença. Para maiores informações acesse o link https://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/links-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/
- O que é Programa MedCasa?
É um programa coordenado pela farmácia de Alto Custo do NGA Maria Zélia, que visa o bem-estar do paciente através da entrega de medicamentos (conhecidos como Alto Custo) de uso contínuo na residência do usuário. Estão excluídos do programa os medicamentos psicotrópicos e sujeitos a controle especial, medicamentos termolábeis e do Componente Especializado.
- É cobrado algum valor por este serviço?
Não, este serviço é totalmente gratuito, sem custo algum para o usuário.
Posso retirar mais de uma vez o medicamento dentro do mesmo mês?
Não. A dispensação de medicamento é realizada apenas uma única vez no mês vigente, sendo disponibilizada a quantidade exata para o tratamento no período de 30 dias.
- Como me cadastrar para receber medicamentos em casa?
Comparecer na farmácia com os documentos obrigatórios (veja a lista de documentos obrigatórios) para cadastro da receita e o paciente de primeira veze e encaminha para o Maria Zelia. A primeira entrega de medicamentos será presencial, no ato do cadastro e a entrega na residência será realizada no mês subsequente.
- Qual a periodicidade das entregas de medicamentos do MEDCASA?
As entregas são mensais. E a renovação a cada 6 meses
- É possível o cadastro de receitas no MEDCASA sem ser presencial?
Não. Pois será necessário assinatura do termo medcasa para formalizar e realizar o cadastro.
- Já sou cadastrado para receber medicamento em casa, mas a minha receita venceu. O que devo fazer?
Deve marcar consulta o mais breve possível e solicitar uma nova receita (válida), caso não tenha consulta marcada, procurar o conte comigo para providenciar LME e Receita.
deve ser cadastrada na farmácia (presencial) para que as entregas continuem sendo realizadas.
- Fui cadastrado para receber medicamentos em casa, mas não recebi. O que fazer?
Todo paciente é responsável e orientado no momento do cadastro no Med Casa a quando não receber na data agendada o seu medicamento em casa, ele deve ligar para o NGA Maria Zelia, mandar e-mail ou comparecer pessoalmente no NGA com o protocolo em mãos, cartão do SUS, RG e CPF. Na impossibilidade do paciente mandar o e-mail, enviamos pelo IPGG
DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS
- A busca deve ser realizada inserindo o nome genérico do medicamento.
- Para medicamentos não padronizados pela Farmácia Ambulatorial, o resultado da pesquisa será “MEDICAMENTO NÃO ENCONTRADO”.
Clique aqui e faça sua busca.