Núcleo de Saúde Bucal
O Núcleo de Saúde Bucal (NSB) do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” (IPGG – JEM) foi implantado quando da inauguração do anteriormente denominado Centro de Referência do Idoso da Zona Leste, em setembro de 2001. Desde aquele tempo a diretriz dos atendimentos tem sintonia com as necessidades da população alvo da área de abrangência geográfica do Instituto, sobretudo, na estratégia de atenção multiprofissional (integrada) em geriatria e gerontologia. O Núcleo de Saúde Bucal é composto pela clínica odontológica e pelo laboratório de prótese.
Clínica Odontológica
A clínica odontológica do localiza-se no primeiro andar do IPGG - JEM e está equipada com sete cadeiras odontológicas em layout com arquitetura mista entre consultórios em modo policlínica e consultórios em salas individuais. Especialidades realizadas: dentística, periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, prótese total, prótese fixa e triagem.
Serviços
Dentre as atribuições destacamos a promoção de ações articuladas com a rede básica, centros de referência e organizações de prevenção e diagnóstico de câncer bucal em condição precoce. São realizados tratamentos e controle de doenças dos tecidos moles e duros da cavidade bucal, prestando atendimento nas diversas especialidades.
Atendimento odontológico na Atenção Secundária para idosos
- Triagem
- Endodontia
- Periodontia;
- Dentística;
- Prótese Total;
- Inlay – Onlay
- Placa Miorrelaxante
- Coroas (Total e Parcial)
- Coroa Anterior (Incisivos e Caninos)
- Coroa Posterior (Pré-molares e Molares)
- Facetas
Laboratório de Prótese
O laboratório de prótese dentária localiza-se no primeiro andar do IPGG - JEM, entre outras razões e considerando a quantidade de idosos desdentados na população foco do Instituto, o IPGG – JEM, desde sua criação preocupou-se em dar atendimento a esse problema de saúde pública instituindo o Laboratório de Prótese Dentária, vertente de absoluta inovação em um período no qual a rede não prestava o serviço de fornecimento de próteses odontológicas. O Laboratório de Prótese atende às necessidades da Clínica Odontológica, possibilitando desta forma a confecção de Próteses Totais e Próteses Fixas aos pacientes da nossa área de abrangência, e, para aqueles encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, através das vagas disponibilizadas para a Coordenadoria Municipal de Saúde da Zona Leste. O Laboratório dispõe de instalações que otimizam seus serviços, estima-se que já ter confeccionado desde a sua criação aproximadamente 20.000 próteses.
Serviços
A missão primeira do laboratório de prótese do NSB é o atendimento da demanda dos serviços que o Núcleo de Saúde Bucal presta aos pacientes elaborando próteses totais, placas de miorrelaxante, coroas, facetas e inlay onlay.
- Prótese Total
- Inlay – Onlay
- Placa Miorrelaxante
- Coroas (Total e Parcial)
- Coroa Anterior (Incisivos e Caninos)
- Coroa Posterior (Pré-molares e Molares)
- Facetas
Tecnologia Digital – 3D
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) é pioneiro no Estado de São Paulo como serviço público que integra, de forma totalmente digital, a Clínica Odontológica e o Laboratório de Prótese. Essa abordagem inovadora permite a confecção de próteses dentárias com maior precisão, agilidade e conforto para os pacientes.
O IPGG destaca-se por oferecer um serviço odontológico completo e digitalizado, atendendo às necessidades da população idosa com excelência e tecnologia de ponta.
De forma geral, a confecção dessas próteses ocorre de forma artesanal, que concretizam aproximadamente 6 etapas para confecção da prótese no Laboratório e 5 etapas na Clínica Odontológica, onde o protético cria e monta toda a prótese através do seu conhecimento técnico-científico, com a utilização de equipamentos e recursos precários, obsoletos tecnologicamente o que muitas vezes acarreta desconforto aos pacientes, principalmente quando da utilização do gesso e outros materiais para confecção dos moldes, pois muitos pacientes se sentem sufocados e apresentam enjoos durante a moldagem.
Com a aquisição das novas tecnologias digitais para integração dos equipamentos os processos de trabalho foram otimizados. Com a tecnologia digital foi possível a eliminação de muitos processos com base química. Pelo fato de virtualmente eliminar esses processos, o acúmulo de erros no tratamento e no ciclo de fabricação das próteses deixará de ser um fator significativo. Alguns exemplos desses processos são: prensa do material de moldagem, prensa do gesso da base, prensa do material de revestimento em troqueis de restaurações, e retração ou encolhimento de materiais cerâmicos feldspáticos convencionais. Além disso racionaremos os processos de compras de mais de 2.000 itens para cerca de 200.
Ao extinguir o processo de impressão convencional, os clínicos não precisam mais se preocupar com a possibilidade de erro devido às bolhas de ar, ruptura dos materiais de moldagem, deslocamento, movimento da moldeira, desvio da moldeira, pouco material de moldagem adesivo de moldagem inadequado, distorção resultante de procedimentos de desinfecção, ou distorção na realização acrilização. Com essa nova tecnologia deixaremos de ter uma perda primária de materiais de cerca de 20%.
De fato, os avanços tecnológicos permitiram que a moldagem digital atenda aos requisitos de precisão para o processo de transferência de informações da boca do paciente para o laboratório de prótese dentária, fornecendo resultados superiores às técnicas de impressão convencionais do século XIX. O conforto do paciente, a economia de tempo, a redução de custos, o aumento na qualidade, durabilidade e resistência dos materiais, a rapidez e a previsibilidade no tratamento odontológico são aspectos positivos que agregam valor a essa tecnologia. Reduzimos consideravelmente o tempo de espera para os idosos que utilizam o serviço dessa Unidade e da Rede. Nosso tempo de espera máximo é de 15 dias na produção da prótese dentária e mais 15 dias para a entrega, levando em conta que atualmente este tempo de espera somente para produção de uma prótese dentária é cerca de 120 dias na rede.
Face o que foi explanado acima, ainda existe o fator humano, onde ao esperar muito para ser atendido no consultório clínico, ou de precisar esperar meses ou até anos para verificar resultados em tratamentos odontológicos. Esses fatores geravam uma desmotivação e, muitas vezes, fizeram com que o idoso abandone o atendimento. Com a odontologia digital, tudo fica mais ágil e há um aumento na satisfação dos pacientes. A título de exemplo, um tratamento de restauração, que levaria em média 5 meses para ser feito de forma tradicional, pode ser reduzido para apenas 03 dias se contar com o suporte de uma impressão 3D. Essa rapidez pode fazer com que os idosos recebam suas próteses com mais precocidade o que influenciará a sua qualidade de vida. A odontologia digital também proporcionou um maior conforto para os pacientes que são submetidos a tratamentos. No caso de fazer moldes da arcada dentária, por exemplo, há muito incômodo para os idosos, que podem ter engasgos e ficar com sensibilidade nos dentes. Os recursos digitais evitaram esses problemas, pois as ponteiras do escâner não causam desconforto e a necessidade de utilizar moldeiras, massas e gessos nos pacientes.
Mediante o exposto, os novos equipamentos modernizarão o Núcleo de Saúde Bucal proporcionando melhoria e qualidade nos serviços oferecidos, condições adequadas e humanitárias para o tratamento assistencial dos idosos atendidos pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia.
Unidade de captura de imagens para a produção assistida por computador de restaurações dentárias - Scanner Intraoral Odontológico 3D |
Software para uso em laboratório odontológico digital 3D
|
Impressora 3D – Flash Hunter |
![]()
Unidade de Scaner de Bancada |
![]()
Workstation Gráfica |
Sustentabilidade
Com a adoção dessas novas tecnologias colaboramos com a preservação ambiental por meio de medidas como economia de energia elétrica, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, diminuição na emissão de gases poluentes, incentivo ao consumismo sustentável.
Os principais benefícios da Sustentabilidade Ambiental para a sociedade na região:
- aumento da qualidade de vida;
- melhora da economia;
- preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;
- economia de água;
- um serviço de excelência.
Informações:
E-mail: ipgg-gat@saude.sp.gov.br
Telefone: (11) 2030-4034