Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

Alfabetização para a pessoa idosa e inclusão digital

Pertinente se faz reafirmar a importância da alfabetização do idoso, tanto do âmbito da saúde cognitiva, quanto da socialização, segundo importantes estudos, a pessoa idosa alfabetizada tem menor risco de doenças neurodegenerativas.

Quanto ao pressuposto, cabe as entidades competentes, tanto municipais, estaduais e federais as ações de promoção para alfabetização da pessoa idosa, cujo analfabetismo atinge 20,3% dos idosos acima de 65 anos (IBGE-2022).

Referente a alfabetização temos o EJA (Educação de Jovens e Adultos), destinados a jovens e adultos, onde os idosos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental (1º ao 9º ano), podem estudar e está disponível na rede pública, tanto estadual quanto municipal.

Já na rede estadual temos o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), uma modalidade flexível onde a pessoa idosa recebe as apostilhas e pode escolher o dia para sanar suas dúvidas na escola.

Outra modalidade interessante é o ENCEEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos), que se caracteriza como uma espécie de avaliação, no qual a pessoa idosa é submetida a uma prova avaliativa e se aprovada, poderá obter o certificado tanto do fundamental quanto do ensino médio. Há também o Projeto de Lei nº 4.662, de 2019 do Senado Federal para que a pessoa idosa com setenta anos ou mais possa ingressar na graduação sem passar pelo processo seletivo, desde que não tenha tido acesso anterior a nenhum curso superior. O projeto de lei abrange apena as universidades e institutos federais.

Tanto o EJA quanto o CEEJA são para jovens e adultos acima de 15 anos, mas muitas vezes a pessoa idosa tem dificuldades em interagir com os jovens e acaba abandonando a sala de aula.

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” (IPGG), tem promovido a alfabetização de aproximadamente 60 idosos, divididos em 3 turmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O diferencial do IPGG é que a sala de aula é composta apenas por idosos, facilitando a interação e o aprendizado, evitando assim o etarismo. Temos dois docentes com uma vasta experiência voltada à alfabetização do idoso. Como Instituto temos um olhar voltado para o idoso como um todo, promovendo a saúde e o bem-estar.

Concomitante a isso, disponibilizamos a inclusão digital, com aulas de informática, onde o idoso aprende de forma didática a ingressar no mundo digital. Um outro curso bem interessante e procurado é o curso de educação digital para celulares, nesse curso o idoso aprende a acessar os principais recursos do celular. Ambos os cursos com aulas presenciais. Todo o exposto só é possível mediante a coadjuvação entre as equipes da GEGER (Gerência Especializada em Gerontologia), a CONVIVÊNCIA e a BIBLIOTECA, cuja missão é a qualidade de vida da pessoa idosa.

Fomento ao conhecimento e fonte de pesquisa, a biblioteca do IPGG tem importância significativa no que abrange o saber. Cabe ressaltar a importância desse trabalho, visto que o idoso que mantém o hábito da leitura se beneficia de uma gama positiva para sua saúde mental. Promovendo saúde psicossocial, é notório que a leitura de um livro agrega valores ao conhecimento do idoso.

A biblioteca do IPGG é voltada para a comunidade tanto acadêmica quanto à população adjacente, sendo a maioria idosa. Importante ressaltar que temos na zona leste de São Paulo, 42 bibliotecas, 9 pontos de leituras e 3 bosques de leituras, somos a região com maior número de bibliotecas em relação as outras regiões de São Paulo.

Para saber mais informações sobre matrícula no EJA da rede pública municipal, acesse o site:

Para saber mais informações sobre matrícula no EJA, CEEJA ENCEJA, PEP da rede pública estadual, acesse o site:

Para maiores informações sobre o projeto de lei, faculdade para o idoso, acesse o site:

Para obter o endereço das Bibliotecas situada na Zona Leste de São Paulo, acesse o site:

Responsável pela Biblioteca:

Fabiana Duarte

Contação de história durante a aula de alfabetização de idosos no IPGG.

Foto da formatura dos idosos do IPGG.

Aula de alfabetização com o Professor Eduardo.

Aula de Inclusão Digital do IPGG.

Foto da formatura dos idosos do IPGG.

Biblioteca do IPGG.