Atenção Farmacêutica
Objetivo
Promover uso racional de medicamentos, adesão ao tratamento medicamentoso, prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, visando a melhoria na qualidade de vida do paciente.
A Atenção Farmacêutica é hoje um dos temas mais discutidos entre os profissionais farmacêuticos em nosso país. A pertinência na discussão deste tema se dá, pela percepção de que o farmacêutico é um profissional atuante na saúde coletiva, e que deve ter como seu foco principal de atuação o paciente, entre eles os idosos.
Estima-se que o Brasil será no final do primeiro quarto do século, a sexta nação com maior número de idosos em todo mundo, ou seja, terá aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 ou mais anos de idade. Acompanhando essa tendência, os gastos hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) estão se concentrando cada vez mais no atendimento de idosos.
As doenças crônicas e patologias degenerativas decorrentes do envelhecimento levam a uma maior demanda por medicamentos. Nos Estados Unidos, pacientes com mais de 65 anos, representados por 13% da população consomem aproximadamente 30% de toda prescrição medicamentosa do país.
No município de São Paulo, 84% dos idosos usam medicamento, esses mesmos dados são encontrados em municípios brasileiros como Belo Horizonte e Porto Alegre, e em países como Dinamarca e Estados Unidos.
A importância da Atenção Farmacêutica em pacientes idosos ocorre pelo aumento demográfico desta população e pelo consequente impacto causado nos serviços de saúde.
Atenção Farmacêutica no IPGG Atualmente
Quanto a Organização do Serviço
O setor de Atenção Farmacêutica está inserido na Diretoria de Assistência Farmacêutica do IPGG, para o atendimento de Atenção Farmacêutica, o serviço disponibiliza de três farmacêuticas. Porém, essas profissionais, além do atendimento ao paciente, também executam tarefas de Assistência Farmacêutica, ou seja, serviços de controle de estoque, gerenciamento na dispensação de medicamentos entre outros, participação de comissões, entre elas, de Farmácia Terapêutica, de pesquisa e de aprimoramento profissional.
Quanto ao Atendimento Farmacêutico
A forma de entrada do paciente no serviço de Atenção Farmacêutica se deve por encaminhamento do profissional do IPGG que preenche a ficha de critério de encaminhamento ou por procura espontânea do paciente/cuidador.
Quando o profissional de saúde encaminha para o farmacêutico, ele preenche o critério de encaminhamento, sendo que nesta ficha consta para que o paciente traga todas as receitas e medicamentos no dia da consulta com o farmacêutico.
Portanto, apesar de ser considerado um serviço de Atenção Farmacêutica, porque assim foi institucionalizado, os pacientes só serão classificados como Atenção Farmacêutica, quando apresentarem problemas com medicamentos, e desta forma, necessitaram de seguimento farmacoterapêutico.
Quanto a Avaliação Clínica.
O serviço de atenção farmacêutica adota o conceito proposto por Cipolle, Strand e Morley ( 1998), e para fim de classificação utiliza o Terceiro Consenso de Granada.
Foi desenvolvida uma ficha de Atenção Farmacêutica, sendo ela uma mescla entre as metodologias PWDT e Dáder, neste instrumento também se pensou em problemas geriátricos como polifarmácia, iatrogenia, quedas, violência, problemas sociais e outros.