Webinários sobre Implementação de Políticas Públicas de Saúde
05 de fevereiro de 2025
A implementação de políticas na área da saúde tem sido abordada por diferentes campos do conhecimento.
Esta proposta de webinários está ancorada na necessidade de compreender quais são os aspectos comuns e/ou complementares dessas abordagens.
Os resultados dos webinários terão como propósito subsidiar a elaboração de um livro sobre implementação de políticas informadas por evidências no SUS.
¿ Webinário 1: Como a implementação é entendida pelos campos de Políticas Públicas em Saúde, Políticas Informadas por Evidências e Ciência/Pesquisa de Implementação?
¿ Data: 14/02/2025
¿ Horário: Das 16h às 17h
¿ Moderadora: Tereza Setsuko Toma (Instituto de Saúde)
¿ Palestrantes:
Maria Izabel Sanches Costa (Instituto de Saúde)
Jorge Otávio Maia Barreto (Fiocruz Brasília)
Carlos Alberto dos Santos Treichel (Escola de Enfermagem da USP)
¿ Debatedor: Ulysses de Barros Panisset (Universidade Federal de Minas Gerais)
Link:
https://us06web.zoom.us/j/87283531474?pwd=bBgRZ86Fio14SwTQBCIblsxVeyIYUR.1
¿ Webinário 2: Quais são os principais conceitos e métodos empregados nos campos de Políticas Públicas em Saúde, Políticas Informadas por Evidências e Ciência/Pesquisa de Implementação?
¿ Data: 21/02/2025
¿ Horário: Das 16h às 17h
¿ Moderadora: Tereza Setsuko Toma (Instituto de Saúde)
¿ Debatedores:
Maria Izabel Sanches Costa (Instituto de Saúde)
Jorge Otávio Maia Barreto (Fiocruz Brasília)
Carlos Alberto Treichel (Escola de Enfermagem da USP)
Laura dos Santos Boeira (Instituto Veredas)
Link:
https://us06web.zoom.us/j/85631604680?pwd=ry4UxmH8MKnEyDnbkJKjHZb78nzkMF.1
¿ Webinário 3: Quais são as principais ferramentas de implementação empregadas nos campos de Políticas Públicas em Saúde, Políticas Informadas por Evidências e Ciência/Pesquisa de Implementação?
¿ Data: 14/03/2025
¿ Horário: Das 16h às 17h
¿ Moderadora: Tereza Setsuko Toma (Instituto de Saúde)
¿ Debatedores:
Maria Izabel Sanches Costa (Instituto de Saúde)
Jorge Otávio Maia Barreto (Fiocruz Brasília)
Carlos Alberto Treichel (Escola de Enfermagem da USP)
Maritsa Carla de Bortoli (Instituto de Saúde)
Link:
https://us06web.zoom.us/j/83799129643?pwd=lHgmKEZ8Q2rMkFNP6lqmtRjVuHwY4X.1
Informações sobre os participantes
Tereza Setsuko Toma, Instituto de Saúde - Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Saúde da SES-SP, no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e no Núcleo de Evidências. Atua na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Políticas Informadas por Evidências, Ciência da Implementação.
Maria Izabel Sanches Costa, Instituto de Saúde - Doutora em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Pós-doutora em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP. Possui experiência nas seguintes áreas: ciências sociais, políticas públicas, gestão pública, sociologia e saúde coletiva. É pesquisadora do CEBRAP, CEM e NEB. Atualmente trabalha no Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Jorge Otávio Maia Barreto, Fiocruz Brasília - Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialista em Direito Processual (UESPI/2005), em Gestão da Saúde (ENSP/2009) e em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (FIPE/2012). É mestre (UFPI/2010) e doutor em Políticas Públicas (UFPI/2014). Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Exerceu o magistério superior em cursos de Bacharelado em Direito no Piauí (2001-2013). Foi técnico judiciário de Entrância Especial e Diretor de Secretaria da 3a. Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (1995/2001); Coordenador do Curso de Bacharelado em Direito da UESPI, Campus de Piripiri (2003/2004) e da Christus Faculdade do Piauí (2006/2013); Controlador Geral do Município 2003/2004) e Secretário Municipal de Saúde de Piripiri, Piauí (2005/2012). Foi Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e Secretário Extraordinário de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) (2007/2012). Representando o CONASEMS, foi membro titular na Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde, no Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), no conselho consultivo da EVIPNet Brasil e na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC). Foi Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde (2013-2014). Pesquisa sistemas e políticas de saúde, com enfoque na Atenção Primária à Saúde (APS) e Políticas Informadas por Evidências (PIE).
Carlos Alberto dos Santos Treichel, Escola de Enfermagem da USP - Professor do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Bacharel e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas e Doutor em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Gestão pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou atividades de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Bolsista PD-FAPESP) entre os anos de 2021 e 2023 e Estágios de Pesquisa no Exterior junto ao Centre for Implementation Science (CIS) do King's College London por meio dos programas CAPES PrInt e BEPE FAPESP nos anos de 2019 e 2021. É membro da Global Implementation Society (GIS), integra a Rede Latino-Americana de Implementação GIS-LATAM e exerce o cargo de Editor Associado junto ao periódico internacional Global Implementation Research and Applications (GIRA). Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo da implementação de políticas e práticas em saúde mental, concentrando-se nos esforços para integrar os serviços especializados e a atenção primária. É credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde (Unicamp) e Programa de Pós-graduação em Enfermagem (USP) onde orienta principalmente nos temas: Avaliação; Reabilitação Psicossocial; Cuidado Colaborativo; e Ciência de Implementação.
Ulysses de Barros Panisset - Professor do Departamento de Saúde Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Atuou como funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) por 27 anos e é membro do Comitê de Pesquisa em Saúde Sexual e Reprodutiva da mesma organização.
Laura dos Santos Boeira, Instituto Veredas - Doutoranda em Psicologia Social (PUCRS). Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília. Psicóloga (UFRGS), com residência em Oncohematologia (RIS/GHC) e especialização em Gestão de Redes de Atenção em Saúde (FIOCRUZ). Ocupou o cargo de analista técnica de políticas sociais, na Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas - SAS/Ministério da Saúde, entre 2013 e 2015. Atua como diretora executiva do Instituto Veredas, trabalhando com políticas públicas informadas por evidências, articulação intersetorial e tradução de conhecimento. Membro do WHO EVIPNet's Global Steering Group.
Maritsa Carla de Bortoli, Instituto de Saúde - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutora em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2010). Trabalhou como Assessora Técnica do Ministério da Saúde - Coordenação de Fomento à Pesquisa em Saúde; Departamento de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Atualmente é Pesquisadora Científica III, Coordenadora do Núcleo de Evidências, e Diretora de Saúde II, do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP, no Instituto de Saúde - SP.