Instituto de Saúde participa de Seminário Internacional sobre Monitoramento da Primeira Infância
15 de maio de 2025
A pesquisadora Maritsa Carla de Bortoli representou o Instituto de Saúde no Seminário Internacional de Monitoramento do Desenvolvimento na Primeira Infância, realizado no dia 29 de abril, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília/DF.
O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a Rede de Monitoramento do Desenvolvimento Infantil e o Diálogo Interamericano.
Maritsa integrou a mesa “Uso dos dados para orientar a política pública: experiências, barreiras e oportunidades”, mediada pelo Unicef e contou com o relato de experiências do Instituto de Saúde e da Fundação Colunga (Chile) com o objetivo de apresentar experiências sobre a utilização de informações para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância.
Durante sua fala, a pesquisadora destacou a experiência do Projeto PIPAS (Primeira Infância para Adultos Saudáveis), desenvolvido pelo Instituto de Saúde, que acompanhou a implementação de ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil em 13 capitais brasileiras. Essas cidades participaram do inquérito de monitoramento do desenvolvimento infantil realizado durante campanhas nacionais de vacinação em 2022.
A participação no seminário reforça o compromisso do Instituto de Saúde com a produção e implementação de evidências para fortalecer políticas públicas que promovam o cuidado e o desenvolvimento integral das crianças brasileiras desde os primeiros anos de vida.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica