Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Violência escolar: evidências científicas para transformar políticas públicas

20 de maio de 2025
Atendendo a Chamada nº22/2023 - Evidências em Saúde, Com financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – (CNPq), o projeto “Prevenção e redução da violência escolar: uma síntese de evidências para políticas”, coordenado pelo Núcleo de Evidências do Instituto de Saúde, tem como objetivo apoiar a formulação de políticas públicas informadas por evidências para enfrentar o problema da violência nas escolas.
A proposta organiza e analisa intervenções documentadas na literatura científica com base na Diretriz Metodológica de Síntese de Evidências para Políticas, do Ministério da Saúde. O foco está em compreender quais estratégias são efetivas, para oferecer opções adaptadas à realidade brasileira.
Além disso, o projeto destaca a importância da contextualização das evidências para a realidade brasileira, a consideração de custos e barreiras estruturais para a efetividade das intervenções, e ações para engajamento da comunidade escolar.
O projeto contribui para o diálogo sobre políticas mais justas, inclusivas e informadas por evidências, com foco na proteção de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.
Violência escolar é um problema de toda sociedade. A ciência pode, e deve, orientar políticas públicas eficazes e sustentáveis.
 
#PolíticasInformadasPorEvidências #ViolênciaEscolar #SínteseDeEvidências #CNPq #NEvIS
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado