Semanário COVID-19 - 23 de outubro
23 de outubro de 2020
O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19.
Clique nos títulos para ler os conteúdos:
Fiocruz inicia pesquisa com vacina BCG para COVID-19
A Fiocruz inicia, nesta segunda-feira (19/10), o Brace Trial Brasil (BTB), estudo com a vacina BCG que visa reduzir o impacto do COVID-19 em trabalhadores de saúde. Além de oferecer proteção contra tuberculose, ensaios clínicos realizados em diversos países apontam a ação da vacina BCG em outras infecções no nariz, na garganta e nos pulmões.
COVID-19: vacina será obrigatória em SP quando estiver disponível
O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (16) que a vacina contra a COVID-19 será obrigatória em todo o estado paulista, caso ela seja aprovada nos testes e tenha o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Doria, apenas pessoas com atestado médico poderão ser liberadas de receber o imunizante.
Boletim Observatório COVID-19 Fiocruz traz análise de seis meses da pandemia no Brasil
A edição especial do Boletim Observatório COVID-19 Fiocruz traz uma análise dos mais de seis meses da pandemia que vem impactando a saúde das populações e desafiando a ciência em todo o mundo. Realizada por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Fundação, a investigação abrange os principais aspectos relacionados à COVID-19, sejam esses sociais, econômicos, estruturais ou epidemiológicos.
A incidência e mortalidade por COVID-19 em países com fortes desigualdades sociais se diferenciam em termos populacionais. Em países com histórico e tradição colonial como o Brasil, os marcadores sociais das diferenças têm profunda ancoragem na demarcação racial, sobre a qual agem as dinâmicas e os processos político-sociais fundados no racismo estrutural.
Tendas em feiras livres realizam teste da COVID-19 na capital paulista
Projeto Feira segura oferece testes rápidos para COVID-19 em feiras livres do município de São Paulo até o final de novembro. A eficácia do teste é contestada pela infectologista Rachel Stucchi, da Unicamp. A empresa contratada pela prefeitura para realizar os testes afirma que é feita uma contraprova para se evitar os casos de falso positivo.
COVID-19: cai em SP média móvel de mortes, casos e internações
Todo o estado de São Paulo vem apresentando média móvel abaixo de 200 mortes por dia há sete semanas consecutivas. A maior média móvel ocorreu na 29ª Semana Epidemiológica, entre 12 e 18 de julho, quando houve 278 óbitos por dia.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica