Semanário COVID-19 - 2 de outubro
2 de outubro de 2020
O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19.
Clique nos títulos para ler os conteúdos:
Covid-19: Após ultrapassar um milhão de mortes, mundo se preocupa com segunda onda
A preocupação com uma segunda onda da pandemia cresce na Europa – mesmo sem definição clara sobre o que define o final de uma onda de contágio e o começo de outra. Nesta semana, a região registrou aumento de 20% nos casos em relação ao mesmo período anterior. O número de óbitos cresceu em 28%. Eficácia de controle da pandemia é colocada à prova; Brasil ainda não rastreia contatos como deveria, dizem especialistas.
SP assina acordo por 46 milhões de doses de vacina contra o coronavírus até dezembro
O Governador João Doria assinou nesta quarta-feira (30) o termo de compromisso com a biofarmacêutica Sinovac Life Science para fornecimento de 46 milhões de doses da Coronavac ao estado de São Paulo até dezembro de 2020. O potencial imunizante contra o coronavírus é desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan.
Puxado por SP, Brasil entra em estágio desacelerado da COVID pela 1ª vez
Nesta quarta-feira, 30 de setembro, o Brasil entrou pela primeira vez no estágio de redução da aceleração do contágio pelo novo coronavírus. A redução foi puxada pelo estado de São Paulo, segundo a Folha de São Paulo. Apenas em Goiás houve aumento dessa aceleração.
Contra a COVID-19, uma partícula desenvolvida em laboratório
A pesquisadora Luciana Leite, do Instituto Butantan, pretende construir uma partícula feita sob medida para provocar o sistema imune contra o SARS-COV-2. Com animações, ela explica como preparar essa partícula, com muita biotecnologia envolvida.
Pesquisas relacionadas ao Observatório COVID-19
Os grupos de pesquisa envolvidos com a produção de conhecimento do Observatório COVID-19 têm realizado uma série de levantamentos durante a pandemia, orientados para públicos específicos, para mapear as medidas de controle e prevenção adotadas em instalações de saúde e entender melhor as condições trabalho situação de saúde de agentes comunitários de saúde, cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área nesse momento de crise sanitária. Confira as pesquisas atualmente em andamento relacionadas ao Observatório COVID-19: Informação para ação.
O Brasil após seis meses de pandemia
Considerando as diferentes formas de mobilização e respostas do setor saúde e da sociedade no âmbito nacional e as vulnerabilidades características da sociedade brasileira, o Observatório COVID-19 da Fiocruz: Informação para a Ação realiza um ciclo de palestras especial que buscam analisar os impactos da COVID-19 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a sociedade e a produção de desigualdades no Brasil.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica