Semanário COVID-19 - 13 de novembro
13 de novembro de 2020
O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19.
Clique nos títulos para ler os conteúdos:
Inteligência Artificial é usada para projetar número de contaminados pela COVID-19
Número de casos suspeitos de COVID-19 no Estado de São Paulo aumentou, de acordo com ferramenta de monitoramento. A plataforma, chamada Info Tracker, registrou crescimento de possíveis casos de síndrome respiratória na Grande São Paulo e na capital, enquanto o interior mantém estabilidade e queda.
Dispositivo portátil criado por pesquisadores brasileiros detecta o coronavírus em tempo real
O GRAPH COVID-19 usa biossensores avançados para detectar o SARS-CoV-2. Equipamento é uma plataforma de laboratório digital baseada na tecnologia inovadora de biossensores avançados com nanocompósitos de óxido de grafeno. Uma de suas vantagens é utilizar pequenas amostras biológicas – como uma gota de sangue - para detectar e monitorar diversas doenças, além da COVID-19.
Comparação entre gêmeos pode auxiliar na compreensão da COVID-19
A professora Mayana Zatz pesquisa a relação entre a genética e a COVID-19: “Para descobrir a influência da genética sobre a variabilidade clínica da COVID-19, estamos comparando a concordância entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos vivendo no mesmo ambiente”.
Primeiro experimento realizado no Sirius busca desenvolver fármaco para COVID-19
Em sua estreia, linha de cristalografia de proteínas analisou mais de 200 cristais de duas proteínas do novo coronavírus, expostos a pequenas moléculas que são partes de fármacos conhecidos. Expectativa é que, ao identificar essas estruturas, seja possível detectar substâncias que se encaixem perfeitamente nas proteínas, bloqueando sua ação no vírus.
Objetivo do estudo é avaliar se esses indivíduos estão com dificuldades para atender suas necessidades em saúde, como o acesso a tratamento da doença de base.
Resultados da pesquisa de comportamentos ConVid foram publicados
A pesquisa sobre saúde mental realizada pela Fiocruz, UFMG e Unicamp reuniu uma amostra de 45 mil indivíduos entre 24 de abril e 24 de maio.
Butantan lança plataforma para consulta de ações de testagem do novo Coronavírus
A plataforma foi lançada em 28 de outubro, antes da suspensão dos testes determinada pela Anvisa, que já foram autorizados novamente pela agência.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica