Relatores da 8° Conferência Estadual participam de oficina de preparação
25 de abril de 2019
O Instituto de Saúde, a convite do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, coordenou, nos dias 16 e 17 de abril, a Oficina de preparação dos relatores das etapas regionais/macrorregionais que irão participar da próxima Conferência Estadual de Saúde (8ª CES-SP).
Participaram da oficina um grupo com cerca de 60 relatores, compostos por profissionais de saúde dos munícipios paulistas, dos DRS (Departamentos Regionais de Saúde), das universidades, coordenadorias da SES-SP e conselheiros do Conselho Estadual de Saúde-SP. “O objetivo da Oficina foi preparar os relatores das etapas regionais/macrorregionais da 8ª CES para que possam apoiar a construção das diretrizes em cada Eixo Temático, as quais serão levadas para discussão e priorização na Conferência Estadual, que acontecerá de 7 a 9 de junho de 2019”, explica Sonia Venancio, coordenadora da oficina e diretora-assistente do Instituto de Saúde.
As Conferências de Saúde são realizadas no primeiro ano de cada governo, nas quais se desenvolve o planejamento de diretrizes que orientação as políticas de saúde para os próximos quatro anos.
A 16° Conferência Nacional de Saúde, conhecida também por 8ª + 8, pelo significativo marco histórico da 8ª Conferência Nacional de Saúde e pela 8° Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, terá como tema A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde, e contará com quatro eixos temáticos:
I – O papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde;
II – A função reguladora do Estado na estruturação do SUS;
III – A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento;
IV – Participação Social – Cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do coletivo.
O objetivo das Conferências é garantir a participação e controle social na construção das políticas de Estado para a saúde a partir do debate sobre as necessidades da população.
Núcleo de Comunicação Técnica-Científica