Processo seletivo da Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde 2018
O curso de Especialização substitui, a partir de 2018, o Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva que existia no Instituto de Saúde desde 1979. O curso é voltado para profissionais formados nos cursos de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, exceto Medicina.
O período de inscrição para o processo seletivo 2018 encerrou em 15 de dezembro e as próximas fases será realização de prova escrita (eliminatória e classificatória) e análise de currículo, junto com uma entrevista. A data da prova será divulgada a partir do dia 29 de dezembro. O edital completo pode ser acessado neste link.
Assim como no Programa de Aprimoramento, os alunos continuarão recebendo bolsas para cursar a especialização, uma vez que o curso tem período integral. Além disso, durante a formação os alunos desenvolvem um trabalho de campo por meio de parcerias com municípios paulistas, fazendo intervenções supervisionadas.
O primeiro módulo do curso de Especialização em Saúde Coletiva terá cinco matérias que também comporão a grade curricular dos demais cursos de especialização oferecidos pelos outros três institutos, sendo elas "Políticas Públicas de Saúde I e II"; "Metodologia de Pesquisa"; "Inovação Tecnológica" e "Ética". Já o segundo módulo será composto por disciplinas específicas (Políticas de Saúde: Planejamento e Gestão do SUS; Práticas de Atenção à Saúde I; Práticas de Atenção à Saúde II; Práticas de Atenção à Saúde III; Políticas Informadas por Evidências; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Epidemiologia; Ciências Sociais em Saúde; Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; Pesquisa Qualitativa e Informação em Saúde. O terceiro módulo do curso será dedicado às aulas práticas e ao projeto do TCC.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica