Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadoras do IS publicam artigo na The Lancet Regional Health - Americas

11 de Fevereiro de 2022

 

 

Um artigo assinado por Sonia Isoyama Venancio e Maritsa Carla de Bortoli, pesquisadoras do Instituto de Saúde, foi publicado na edição de dezembro de 2021 da revista The Lancet Regional Health - Americas com os principais resultados do estudo PIPAS (Primeira Infância para Adultos Saudáveis), apontando fatores associados ao desenvolvimento da primeira infância em 17 municípios do Ceará.

 

Primeiro estudo no Brasil a identificar fatores associados ao desenvolvimento na primeira infância utilizando uma estrutura holística, o trabalho considerou o modelo de nutrição de cuidados ou Nurturing Care Framewok (OMS/Unicef/Banco Mundial), que incorpora fatores contextuais, ambientais e relacionados aos cuidados responsivos.

 

Com participação de Regina Tomie Bernal, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Juliana Araújo Teixeira, pós-doutoranda do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) a pesquisa coordenada pelo IS identificou que amamentação, oferta de informações sobre o tema para pais e cuidadores, bem como atividades de estímulo, brinquedos e livros no domicílio, estimulam o desenvolvimento na primeira infância. Por outro lado, as condições socioeconômicas desfavoráveis, exposição a telas e utilização de disciplinas punitivas severas aumentam as chances de atrasos no desenvolvimento.

 

De acordo com informações sobre o estudo publicadas pela FSP/USPA, a chance de uma criança de até três anos se desenvolver adequadamente aumenta 168% quando há acesso a brinquedos manufaturados, e em 71% quando há engajamento da criança em ao menos quatro atividades de estímulo (leitura, canto, desenho, contação de histórias e/ou brincadeiras em geral).

 

Um desdobramento do estudo, que contou com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, deverá avaliar ainda a relação entre condição socioeconômica, participação em programas sociais e desenvolvimento infantil.

 

O artigo resultante da pesquisa pode ser acessado na íntegra aqui.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado