Pesquisadora do IS publica artigo na Plos One
31 de maio de 2022
A pesquisadora do Instituto de Saúde Tereza Etsuko da Costa Rosa é coautora de um artigo publicado em 19 de maio na revista científica de acesso livre Plos One. O artigo trata das dificuldades de acesso dos idosos aos serviços de saúde da cidade de São Paulo e os fatores contribuintes que refletem as desigualdades, utilizando dados do Health, Well-being and Aging Study (SABE).
O SABE é um estudo multicêntrico desenvolvido em diferentes centros urbanos da América Latina e Caribe, que determina as condições de saúde e de vida dos idosos, sob a coordenação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O estudo constatou que a proporção de idosos que tiveram dificuldade de acesso aos serviços de saúde por necessidade foi de 37,03%. Observou-se que a dificuldade de acesso aos serviços de saúde foi maior entre os idosos do sexo feminino com faixa etária de 60 a 69 anos, negros, analfabetos, solteiros/separados/divorciados, com renda inferior a um salário mínimo e sem plano de saúde.
De acordo com as informações presentes no artigo, as dificuldades observadas revelam desigualdades no acesso geradas pelas iniquidades sociais, e exigem reorganização do cuidado para que o acesso reflita no atendimento das necessidades da população idosa.
A publicação, em inglês, pode ser acessada na íntegra aqui
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica