Instituto de Saúde realiza oficina de Implementação das Linhas de Cuidado da SES-SP
No dia 26 de abril de 2016 foi realizada pelo Instituto de Saúde (IS) a Oficina de Implementação das Linhas de Cuidado da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), uma iniciativa da Unidade de Coordenação do Programa (UCP) do projeto "Fortalecimento e Gestão Estadual da Saúde do Estado de São Paulo", que é financiado por um contrato entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) .
A proposta teve como objetivo o apoio à implementação das Linhas de Cuidado (LC) desenvolvidas no âmbito da Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Hipertensão e Diabetes. Durante a oficina foi proposta uma discussão conceitual sobre as Linhas de Cuidado afim de conscientizar os convidados sobre o significado de sua implantação por meio de um modelo teórico-lógico abordando os objetivos, componentes, as atividades e os recursos necessários para se chegar aos resultados esperados.
A atual Vice-Diretora do Instituto de Saúde, Sônia Venâncio que foi uma das organizadoras e palestrantes do evento acredita que a oficina se fez necessária para a reflexão desta implementação a partir do olhar de componentes do grupo de diversas áreas da saúde coletiva. " Foi ampliada a visão sobre esse processo considerando não apenas a capacitação de profissionais, mas um conjunto de atividades que incluem a convenção entre os gestores, o fluxo de assistência da região, a preparação de profissionais para a incorporação de protocolos e muitas outras atividades necessárias para chegar ao objetivo final que é o impacto nos indicadores de saúde", afirma Sônia.
Ao fim da reunião cada grupo pôde apresentar um modelo teórico de implementação como produto das discussões, contribuindo para a construção de um modelo lógico da implementação das Linhas de Cuidado.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica