Instituto de Saúde inicia curso sobre Saúde Mental na Atenção Básica
Começou na sexta-feira, sete de agosto, o curso "A Saúde Mental no SUS São Paulo: desafios e possibilidades", que faz parte do programa CurSUS, oferecido pelo Instituto de Saúde (IS). O curso tem por objetivo auxiliar os alunos na compreensão acerca da realidade do tratamento da saúde mental na atenção básica e também na formulação de propostas para os possíveis problemas ligados ao tema.
Curso conta com 52 alunos, articuladores da Atenção Básica, saúde mental e educação permanente
"O curso atende a uma demanda do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que consiste em ampliar as redes de atenção psicossocial. Nós consideramos que, de início, a melhor forma de atender a essa necessidade é por meio de um curso de curta duração, no qual o modelo do programa CurSUS se enquadra perfeitamente", afirma Luiza Sterman Heimann, diretora do IS e coordenadora do curso.
O curso, com carga horária de 32 horas, será ministrado também nos dias 14 e 21 de agosto e 04 de setembro. Participarão 52 alunos - articuladores da Atenção Básica, saúde mental e educação permanente - que atuam em unidades da região metropolitana de São Paulo. Entre os oito expositores estão Teresa Cristina Endo (PUC-SP), Thais Soboslai (Ministério da Saúde) e Luciana Surjus (Unicamp). O curso será oferecido no próprio IS, localizado na R. Santo Antônio, 590 - Bela Vista, SP.
"Esse é o primeiro curso sobre o tema oferecido pelo CurSUS. Preferimos, nesse primeiro momento, restringi-lo a prestadores de serviço da Grande São Paulo, o que facilitaria o acesso dos alunos", diz Luiza.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica