Estudo sobre Saúde Mental e Atenção Básica abre segundo dia de defesas do Mestrado Profissional do IS
21 de fevereiro de 2018
No dia 27 de fevereiro o aluno do Mestrado Profissional do IS Claudiney Augusto Yamaguti defenderá sua dissertação sobre “Grupos de reflexão sobre a tarefa assistencial: uma estratégia de aproximação entre Saúde Mental e Atenção Básica no município de Itapevi – SP”, no Instituto de Saúde.
O trabalho foi realizado sob a orientação da Professora Dra. Maria de Lima Salum e Morais. O objetivo foi promover discussões sobre Saúde Mental com profissionais de equipes de Saúde da Família em uma Unidade de Atenção Básica do município de Itapevi e avaliar os resultados.
Em sua atuação como servidor público e psicólogo em Itapevi, Claudiney observou a falta de articulação entre os serviços e entre os trabalhadores que os compõem. “No papel ocupado pelos psicólogos nos serviços públicos de saúde, tal falta de articulação pode ser observada nos crescentes encaminhamentos à saúde mental, como se este cuidado não fosse atribuição da Atenção Básica, em uma perspectiva de corresponsabilização”, afirma Claudiney.
Este debate gerou uma reflexão crítica sobre as necessidades das equipes e oportunidades de melhorias relacionadas à gestão em saúde, embora sejam necessários constantes incentivos aos profissionais que atuam na Atenção Básica no município de Itapevi.
De acordo com o mestrando, os resultados foram positivos no que se refere à aquisição de habilidades de manejo com as pessoas em sofrimento mental e à mudança de percepção da doença e do cuidado em Saúde Mental.
Esta experiência pode ser reproduzida em outras unidades de saúde, tanto de Itapevi como de outras cidades, desde que não estejam constituídos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Matriciamento em Saúde Mental. Para Claudiney, antes de constituir o NASF e o Apoio Matricial nas unidades de saúde, é indicado promover esses grupos locais de reflexão. “Pode ser um pré-requisito importante como se fosse uma fase preparatória”, afirma.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica