Avaliação dos 20 anos de implementação da PNAN
Avaliação dos 20 anos de implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): avanços e desafios
Projeto financiado pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS com vigência de janeiro/2022 a outubro/2023
Coordenadoras: Mariana Tarricone Garcia e Sonia Isoyama Venâncio
A alimentação e a nutrição, além de possibilitarem a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania, contribuem muito para o enfrentamento da atual situação epidemiológica do país. Desde a publicação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN, em 1999, o Brasil passou por profundas transformações no campo da alimentação e nutrição. À medida que o modelo de Atenção Básica se consolidou no país, ocorreu também o avanço na implementação de ações de Alimentação e Nutrição.
São indiscutíveis os avanços ocorridos no campo da alimentação e nutrição desde a publicação da primeira edição da PNAN, sendo fundamental um processo contínuo de acompanhamento e avaliação de sua implementação. Assim, faz-se necessária uma avaliação da PNAN que enfoque o aprimoramento da política e de sua implementação nas esferas do SUS, verificando sua repercussão na saúde e na qualidade de vida da população e buscando a caracterização e compreensão da situação atual para tomada de decisão.
Objetivo geral:
Avaliar a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no período de 1999 a 2019, identificando barreiras, facilitadores, avanços e desafios, visando ao fortalecimento da promoção das práticas alimentares adequadas e saudáveis, da vigilância alimentar e nutricional e da prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição e consequentemente à melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.
Instituição Executora: Instituto de Saúde – SES/SP
Clique na imagem abaixo e acesse o Sumário Executivo:
Equipe do Instituto de Saúde:
Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde
Mariana Tarricone Garcia (coordenadora)
Núcleo de Práticas em Saúde
Núcleo de Análise e Projetos de Avaliação de Tecnologias de Saúde
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS/SP
Bolsistas e colaboradoras:
Laísla de França da Silva Teles
Regicely Aline Brandão Ferreira
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail:
mariana.garcia@isaude.sp.gov.br