27/03/2025 - Butantan: teste com nova vacina contra tuberculose aponta eficácia mais duradoura
Os pesquisadores já haviam observado uma resposta mais intensa da vacina recombinante, além de melhorias na função pulmonar, em estudo anterior
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
A nova vacina gerou altos níveis de células de memória imunológica por até seis meses em testes com modelos animais
A nova candidata vacinal contra tuberculose que vem sendo pesquisada pelo Instituto Butantan foi capaz de induzir uma resposta imune celular maior e mais duradoura do que o imunizante tradicional, o BCG (Bacilo de Calmette e Guérin). Segundo dados publicados na revista Frontiers in Immunology, a nova vacina gerou altos níveis de células de memória imunológica por até seis meses em testes com modelos animais.
A tuberculose atinge 10 milhões de pessoas todo ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente em países de baixa e média renda. Destas, 1,2 milhão vão a óbito.
O produto em estudo é um BCG recombinante, que consiste na inclusão de um adjuvante à vacina tradicional para potencializar sua eficácia. A candidata vacinal do Butantan é composta pelo BCG (a bactéria da tuberculose atenuada) junto com um fragmento da toxina LT da bactéria E. coli, denominado LTAK63. Essa substância é detoxificada e, portanto, segura para uso e incapaz de causar doença.
Saiba mais