19/10/2023 – GT da Saúde troca experiências bem-sucedidas na 9ª edição do Cosud
Consórcio de Integração Sul e Sudeste promoveu debate de estratégias para as regiões e busca soluções compartilhadas para problemas comuns em diversas áreas
| Da SES-SP
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participou nesta quinta-feira (19), da abertura das discussões sobre saúde na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). O evento, realizado em três dias, promove o fortalecimento e a cooperação entre os Governos de ambas as regiões, para impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. A grande temática do 9° COSUD será Saúde e Ambiente. Também foram avaliadas iniciativas dos eventos anteriores.
Em palestra aos participantes, na abertura dos trabalhos, o secretário Eleuses Paiva discursou sobre a nova Tabela SUS Paulista, que complementará o valor pago por procedimentos a diversas unidades de saúde do Estado.
“Vamos ampliar a oferta de serviços na região, de acordo com as informações que a gente tem das nossas oficinas de regionalização. Queremos oferecer uma ampliação de oferta de cerca de 20%”, afirmou o secretário.
Estiveram no evento, também, a secretária de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Maria Braga de Mello, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o secretário de Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto, o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva e representantes da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
Após a fala do secretário, ocorreu a atualização de status das estratégias das edições anteriores do Consórcio, focada no fortalecimento regional e melhorias na prestação de serviços de saúde.
Saúde e Ambiente
No segundo dia do Consórcio, a discussão será acerca do fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Humana, Animal e Ambiental, buscando organizar uma rede intersetorial de vigilância de saúde e ambiente. Os participantes também compartilharão experiências exitosas na consolidação e fortalecimento da política de hospitais saudáveis, e sua extensão para unidades de atenção primária à saúde.
No âmbito da grande temática Saúde e Ambiente, proposta como foco principal do 9º COSUD, o debate será acerca das medidas de mitigação do risco ambiental e formas para diminuir o balanço de emissão de carbono em diversos setores, mas em especial no setor da saúde. Medidas indiretas defendidas pelo COSUD, como por exemplo, a integração digital dos serviços de saúde, criarão o ambiente favorável para diminuição de emissões e poderão alavancar o conceito de hospitais saudáveis, que deverá ser difundido para todos os equipamentos de saúde da rede pública. Ao final do dia haverá a relatoria dos resultados das discussões.
Além da Saúde, as áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão compõem os eixos de discussão.
O COSUD reúne os governos de seis estados além de São Paulo, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A organização, criada em 2019, se reúne para fortalecer a cooperação entre os estados, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais. A expectativa é que cerca de 700 representantes dos governos estaduais envolvidos estejam presentes, trabalhando em Grupos de Trabalho sobre os diferentes temas.