Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

08/03/2023 – Governo de São Paulo celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial para público e profissionais da área da saúde

 

 

Março contará com ações na capital e no interior de São Paulo durante todo o mês de celebração

 

| SES-SP

 

O Governo do Estado de São Paulo, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, promove ações gratuitas para relembrar a importância da luta pelos direitos das mulheres. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou parcerias e programou diversas atividades ao público e aos profissionais da saúde.

 

Carreta da Mamografia

 

As carretas do programa “Mulheres de Peito” passarão por três municípios entre os meses de março e abril para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. As mulheres de 50 a 69 anos da capital, de Taboão da Serra e de Presidente Prudente poderão fazer exames gratuitos e sem burocracia.

 

Nesta segunda-feira (6), começaram os atendimentos no Memorial da América Latina e em Taboão da Serra, que seguem até dia 11. Já de 13 de março a 08 de abril a carreta prestará serviço na cidade de Presidente Prudente.

 

As carretas oferecem exames de mamografias gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão SUS. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

 

Desde 2021, com a retomada da ação “Mulheres de Peito”, já foram realizados mais de 56,2 mil exames, sendo que em 2021 foram 7,3 mil exames e em 2022, foram 48,8 mil exames.

 

Além dos atendimentos das carretas, o agendamento em unidades de saúde que prestam este serviço podem ser realizados por telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pela central telefônica disponível no 0800-779-0000. O call center é complementar às carretas-itinerantes.

 

Estação Sé do Metrô de São Paulo

 

O Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST - Aids, parte integrante da Secretaria de Saúde do Estado (SES), promoverá na quarta-feira (8), das 9h às 16h, a distribuição de preservativos femininos, gel lubrificante e testagem rápida de HIV e Sífilis.

 

Além disso, diversas secretarias e órgãos oferecerão serviços gratuitos relacionados à segurança e empreendedorismo voltados às mulheres que passarem pelo local.

 

Calendário

 

De 6 a 11 de março

 

• Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 644 - Praça Cívica do Memorial (Acesso pelos portões 2 e 5)

• Taboão da Serra - Av. Fernando Fernandes, 380 - Jd Mituzi

 

De 13 de março a 08 de abril

• Presidente Prudente - Av. Coronel José Soares Marcondes, 2.380 - Vila Euclides

 

Programação dedicada a profissionais da área da saúde

 

2º Fórum de Discussões para Assistência à Mulher nos Ciclos de Vida

A Coordenadoria de Saúde da Mulher, parte da Secretaria de Saúde do Estado, promoverá na quarta-feira (8), das 14h às 15h30, o 2º Fórum de Discussões para Assistência à Mulher nos Ciclos de Vida, que abordará sobre Gravidez na Adolescência, Climatério, Menopausa e Direitos Reprodutivos. O evento será dedicado a profissionais e estudantes da área de Ginecologia.

 

"Mulheres Diversas, Conquistas Plurais"

 

No dia 08 de março, a SES realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em parceria com o SENAC E NATURA & Co, por meio da palestra “Mulheres Diversas, Conquistas Plurais”, que será ministrada por Milena Buosi, Gerente de Diversidade e Estratégias de Desenvolvimento Organizacional para América Latina / Natura & Co. A ação também contará com oferecimento de procedimentos estéticos como spa das mãos, higienização facial e depilação de buço. O Senac realizará fotografias das servidoras para exposição a respeito do tema diversidade. O evento será aberto para participação das servidoras da Secretaria.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado