Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

06/04/2025- Estudo de SP revela que excesso de frutose aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças no fígado

Açúcares ricos em frutose, como o xarope de milho, são muito presentes em bisnaguinhas e pão de forma

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

Estudo da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o descontrole glicêmico e o acúmulo de gordura hepática

   

Pão, frutose, alimento

 

 O consumo excessivo de frutose – comum em dietas com alto teor de alimentos ultraprocessados – modifica a forma como o intestino responde à glicose, aumentando a absorção desse açúcar e comprometendo o controle da glicemia. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista Molecular Metabolism por pesquisadores da Université Laval (Ulaval), do Canadá, e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
 

Segundo os autores, esses efeitos observados em camundongos precedem a intolerância à glicose e o acúmulo de gordura no fígado, dois fatores ligados ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 e da doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica (Masld, na sigla em inglês). E a absorção intestinal alterada é o gatilho do problema.


Saiba mais

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado