Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

04/02/2025 - SP por Todas: Adamantina recebe as carretas de mamografia e empreendedorismo

 

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

Apoio a mulheres foca no autocuidado e na detecção precoce do câncer de mama, além de oferecer capacitação profissional para promover a independência financeira   

Download
 

Com capacidade para atender até 50 mulheres por dia, a carreta de mamografia realiza exames que possibilitam a detecção precoce do câncer de mama. Foto: Governo de SP

  • Agência SP
     

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, leva para Adamantina as carretas de mamografia e de empreendedorismo do programa SP Por Todas. Até 15 de fevereiro, o município contará com serviços de saúde, capacitação profissional e apoio jurídico, com o objetivo de promover o autocuidado, o autossustento financeiro e a segurança das mulheres.
 

LEIA TAMBÉM: Carretas de Mamografia estarão nas regiões da Grande SP, Registro, Marília, São José do Rio Preto e Bauru em fevereiro
 

Com capacidade para atender até 50 mulheres por dia, a carreta de mamografia realiza exames que possibilitam a detecção precoce do câncer de mama. Já as carretas de empreendedorismo oferecem cursos e workshops voltados para o desenvolvimento de habilidades profissionais, promovidos pelo Sebrae e pelo Senac, com foco na autonomia financeira das participantes. Esta é uma ação pioneira da Secretaria de Políticas para a Mulher. Além disso, atendimentos da Defensoria Pública também serão oferecidos nas carretas do SP Por Todas.
 

Para a secretária estadual Valéria Bolsonaro, a ação é um passo importante na melhoria da qualidade de vida das mulheres: “É uma alegria levar nossos serviços para Andradina, oferecendo não apenas diagnóstico precoce, mas também capacitação profissional. Acreditamos que empoderar as mulheres é garantir mais saúde, segurança e liberdade financeira para elas”.
 

LEIA TAMBÉM: Carretas de Mamografia registram aumento de 40% nos exames de prevenção contra o câncer de mama em SP

 

Cartilha SP Por Todas
 

O Governo de São Paulo se destaca pela criação pioneira de políticas públicas para as mulheres, coordenadas pela Secretaria de Políticas para a Mulher e unificadas pelo movimento SP Por Todas. Como parte da ação, as mulheres também receberão a Cartilha SP Por Todas, que reúne informações sobre direitos, programas e serviços oferecidos pelo estado para as mulheres. A cartilha proporciona uma visão ampla sobre leis de proteção, linhas de crédito, aplicativos e outros recursos voltados para a segurança e o bem-estar feminino.
 

A cartilha está disponível gratuitamente e pode ser acessada também no Portal da Mulher Paulista: https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/.
 

Programação Carretas SP Por Todas: Saúde e Empreendedorismo

Data: 3 a 15 de fevereiro

Local: Rua Ademar de Barros, 200 – Centro, Adamantina (Em frente a Biblioteca Pública Municipal Jurema Citeli)

Horário: A partir das 8h

 

Mamografia:

Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h

Sábados: das 8h às 12h (exceto feriados)

Mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar RG e cartão do SUS.

Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam trazer pedido médico do SUS, RG e cartão do SUS.

Atendimento por ordem de chegada (50 exames diários).
 

Cursos de Empreendedorismo:

Inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=zbB4Oo58KUmD1RkKbMATZVrHc_ZJCjdNggAAwLmx4gdUMDBOQllQVVpVRVdTUTBCQ1g1NVVVRklZOC4u&origin=QRCode&route=shorturl

 

SP Por Todas
 

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.
 

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024. Um dos destaques é o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica. Também houve ampliação do monitoramento permanente de agressores com uso de tornozeleiras; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.
 

O Governo do Estado ampliou linhas de crédito para elas e ampliou a entrega das Casas da Mulher Paulista, que oferecem serviços de apoio psicológico e capacitação profissional. A gestão paulista ainda implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato e combate à importunação sexual em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em um curso online oferecido gratuitamente aos profissionais do setor.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado