Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadoras do IS publicam artigo no Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA)

20 de janeiro de 2023      

 

As pesquisadoras do Instituto de Saúde Tereza Etsuko da Costa Rosa, Sonia Isoyana Venâncio e Maria Mercedes Loureiro são coautoras do artigo “Saúde mental, prevenção de contágio e percepção de risco de profissionais de saúde do estado de São Paulo durante a pandemia de COVID-19”, publicado em dezembro de 2022 no Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA).  

 

O estudo avaliou a adoção de medidas de prevenção de contágio e a percepção de risco de profissionais de saúde que atuavam em 15 hospitais no estado de São Paulo, no período de 20 de julho a 25 de agosto de 2020.  

 

O artigo identificou uma maior chance de sofrimento psíquico entre mulheres, médicos e profissionais que percebiam que não recebiam equipamentos de proteção individual (EPIs) de boa qualidade, aqueles que sentiam ter pouco controle sobre se infectar, os que tinham medo de não sobreviver à doença e aqueles cujas famílias tinham medo de se infectar por meio deles.   

 

De acordo com as informações presentes na conclusão do artigo publicado no BEPA, o percentual de sofrimento psíquico na amostra foi expressivo, sendo possível atuar sobre alguns fatores associados para minimizar o problema.  

 

O artigo resultante da pesquisa pode ser acessado na íntegra aqui.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado