Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisador do Instituto de Saúde coordena ação educativa da campanha Novembro Azul

13 de novembro de 2024
 

No dia 9/11, Dr. Renato Barboza, pesquisador do Instituto de Saúde coordenou uma ação educativa da campanha Novembro Azul junto a 30 beneficiários que são atendidos pela ONG Ajudô - Amigos do Judô, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo. A atividade teve como objetivo informar e discutir as principais questões relacionadas à saúde do homem, especialmente, a prevenção do câncer de próstata.

 

Estudos epidemiológicos demonstram que 30% dos homens terão câncer de próstata no decorrer da vida, cuja incidência aumenta com o processo de envelhecimento da população masculina. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no período de 2023 a 2025, cerca de 239 mil homens poderão desenvolver esse tipo de câncer no país. No mundo, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Por isso, o câncer de próstata é conhecido como o "câncer da terceira idade".

 

 

Informação e prevenção combinadas são os melhores caminhos enfrentar essa questão! Logo, os homens, a partir dos 45 anos, devem consultar o urologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem sintomas. Os principais exames para detecção precoce são a dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame clínico do toque retal para avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Assim, vencer tabus e preconceitos é fundamental para a promoção dos cuidados da saúde dos homens!

 
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado