Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Lançamento do curso de atualização em Atenção ao Recém-Nascido com Anquiloglossia

 

 

01 de novembro de 2024

 

 

O Ministério da Saúde lançou recentemente o curso de atualização em “Atenção ao Recém-Nascido com Anquiloglossia nas Redes de Atenção à Saúde”, como parte das ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. O curso foi coordenado por Sonia Isoyama Venancio (Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças dos Adolescentes e dos Jovens -  Ministério da Saúde), por Maria Teresa Rossett Massari (IFF/FioCruz ) e pela pesquisadora do Instituto de Saúde, Maria Teresa Cera Sanches. O curso é EAD e autoinstrucional, destinado a profissionais de saúde que atendem recém-nascidos em maternidades, Atenção Primária e Centros de Especialidades.

 

O curso tem como objetivo principal apoiar tecnicamente os profissionais na avaliação, diagnóstico e acompanhamento de recém-nascidos com anquiloglossia, condição que pode impactar a amamentação e o desenvolvimento orofacial da criança. O material é estruturado em cinco unidades, abrangendo temas como o arcabouço legal e protocolos de avaliação do frênulo lingual, aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema estomatognático, diagnósticos e tratamentos, além de exemplos de implantação do fluxo de atenção em hospitais do SUS. Com carga horária total de 40 horas, os participantes terão avaliações ao final de cada unidade e receberão um certificado ao concluir o curso. As inscrições estão abertas no Portal de Boas práticas do IFF/Fiocruz (link na bio) e o curso terá início em 5 de novembro de 2024.

 

O IS teve um papel fundamental em várias etapas do projeto, promovendo estudos científicos, reuniões técnicas com especialistas de várias áreas e locais do país, oficinas de capacitação para as equipes de saúde na Avaliação do Frênulo Lingual em recém-nascidos, contando também com a participação do Núcleo de Comunicação Técnico-Científica, apoiando as gravações da fase final do processo. Esse esforço culmina, agora, no lançamento do Curso EAD. O objetivo é sensibilizar as equipes de saúde para a complexidade da anquiloglossia em recém-nascidos, promovendo uma compreensão mais abrangente de aspectos anatômicos e funcionais, que vão além do frênulo lingual e, principalmente, correlacionando esses achados com a avaliação da mamada. 

 

Agradecemos à todos os colaboradores e esperamos que esse conteúdo contribua para o fortalecimento de boas práticas de saúde infantil em todo o país!

 

Confira as fotos em Instagram

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado