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Instituto de Saúde promove aula sobre Diversidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência

02 de setembro de 2024


No dia 27 de agosto, o Instituto de Saúde, em parceria com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação-IMREA, ofereceu uma aula especial para os alunos do curso de Especialização em Saúde Coletiva. O Prof. Dr. André Sugawara, professor da Faculdade de Medicina da USP e médico fisiatra do IMREA, foi o palestrante e abordou o tema “Diversidade Humana a partir da Inclusão da Pessoa com Deficiência na Sociedade”.

 

O Prof. Sugawara guiou os alunos em uma reflexão sobre as diferentes definições de deficiência e como elas variam ao longo da história e entre culturas. Ele destacou que a percepção da deficiência pode diferir muito dependendo do contexto histórico e cultural, exemplificando com contrastes entre países islâmicos e ocidentais. Em alguns lugares, a deficiência é vista de forma negativa e pode levar ao isolamento social, enquanto em outros, há um esforço para valorizar e integrar as pessoas com deficiência.

 

 

Ele também discutiu a evolução das tecnologias assistivas, desde as primeiras próteses, como bastões usados por homens pré-históricos, até as modernas, como exoesqueletos que ajudam pacientes com lesões graves a se locomover. O Prof. Sugawara enfatizou a importância dessas tecnologias na melhoria da qualidade de vida e na promoção da inclusão.

 

A aula abordou ainda a importância da equidade no atendimento em saúde pública e a reabilitação para pessoas com deficiência, destacando a Rede Lucy Montoro. Sugawara explicou como a rede oferece um atendimento inclusivo, apoiando os pacientes desde o tratamento inicial até a alta, e mencionou exemplos de sucesso como a participação de pacientes em esportes e eventos culturais.

 

Após a aula, os alunos visitaram a Unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro, onde conheceram os programas de reabilitação, a área de Bioengenharia e as tecnologias assistivas, incluindo robótica e exoesqueletos.

 

José Miguel Tomazevic, coordenador do curso, destacou a importância da aula para o entendimento dos alunos sobre a reabilitação e a inclusão das pessoas com deficiência, promovendo a quebra de preconceitos e barreiras físicas e atitudinais.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

 

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