Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto de Saúde comemora cinquentenário

Evento teve debate sobre inovação tecnológica na área da Saúde e show de Fabiana Cozza

 

 

17 de julho de 2019

 

 

O avanço da tecnologia provocou grandes e rápidas transformações na medicina e no diagnóstico médico, trazendo novos desafios para o financiamento dos serviços e a formação dos profissionais de saúde. Entender o real benefício das novas tecnologias, sua necessidade, custo e benefícios para a Saúde Coletiva tem sido umas das principais preocupações das pesquisas do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que completou 50 anos no último dia 16 de julho.

 

O evento de comemoração da data, portanto, contou com um debate sobre tecnologia, inovação e formação profissional em saúde, após as palestras dos professores Marcos Barbosa de Oliveira – filósofo da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP – e Naomar Monteiro de Almeida Filho – epidemiologista, ex-reitor da Universidades Federais da Bahia e do Sul da Bahia e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco.

 

Em seguida, a mesa “50 anos do Instituto de Saúde: marcas na Saúde Coletiva” celebrou o aniversário da entidade com a presença de Sérgio Muller, Coordenador de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, representando o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Lorena Rodrigues de Oliveira, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo; José Alexandre Buso Weiller, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública; Naomar Monteiro de Almeida Filho, representando a Abrasco; e Sonia Venâncio, diretora assistente, e Luiza Sterman Heimann, diretora do Instituto de Saúde.

 

 

Mesa "50 anos do Instituto de Saúde: marcas na Saúde Coletiva" (Foto: Renata Guimarães) 

 

 

O coordenador Sérgio Muller considerou que o Instituto surgiu num ”momento de trevas” da história brasileira (1969) e atravessou diversas gestões, graças a seu “trabalho permanente de doação e troca em prol da Saúde Pública”. E acrescentou que, mais do que comemorar, é importante reconhecer a trajetória nesse período todo, com tantas mudanças administrativas. “Há teorias evolucionistas que consideram que o Homo Sapiens só conseguiu sobreviver graças à sua capacidade de produzir, registrar e transmitir conhecimento para outras gerações”. Com essa comparação, ele resumiu a importância do Instituto para a pesquisa e a formação em Saúde pública.

 

Sônia Venâncio, em nome da diretora Luiza Heimann, definiu o papel do Instituto de Saúde como uma instituição que tem a missão de apoiar a formulação, implementação e avaliação de políticas de saúde, contribuindo com todas as esferas de governo para o enfrentamento dos crescentes desafios que se colocam, desde o desenvolvimento integral na primeira infância ao envelhecimento da população, passando pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento da violência, implementação das redes de atenção à saúde, especialmente a atenção psicossocial, até o fortalecimento da política de saúde integral da população negra, entre tantos outros.

 

Segundo ela, a inserção privilegiada do instituto no sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e no SUS propor e implementar inovações no âmbito dos serviços e em todo o sistema de saúde. “Para isso, buscamos parcerias nacionais e internacionais para a implementação em larga escala de políticas baseadas em evidências, visando ao fortalecimento do SUS e à garantia do direito à saúde”, afirmou.

 

 

Coral Cênico Cidadãos Cantantes (Foto: Renata Guimarães) 

 

O evento contou também com a apresentação do Coral Cênico Cidadãos Cantantes, um coletivo criado junto aos Centros de Convivência e Cooperativa da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, com apoio da Associação SOS Saúde Mental, Ecologia e Cultura.

 

Fabiana Cozza (Foto: Renata Guimarães)

 

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da cantora Fabiana Cozza, que prestou uma mensagem emocionante a Ausônia Donato, educadora que participou da fundação do Instituto de Saúde, bastante querida por seus alunos e ex-alunos, Fabiana entre eles.

 

A comemoração também contou com a transmissão realizada no YouTube pelo canal "Vigilância em Saúde em Pauta - CCD/SES-SP". Caso você não tenha visto o evento ou quer rever alguma parte que tenha gostado, basta acessar este link.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado