Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Especializandos do IS realizam análise situacional em Francisco Morato

Alunos e pesquisadoras momentos antes de partir para a visita ao município de Francisco Morato -  GTESC - Divulgação

 

Após dois anos de atividades remotas, alunos do Programa de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde (IS), sob supervisão de pesquisadoras-orientadoras, realizaram em 10 de junho a primeira etapa de entrevistas com gestoras e gestores de Unidades Básicas  de Saúde (UBS), para  compreender o funcionamento dos serviços de saúde do município de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo.

 

Trata-se da primeira visita com o propósito de aplicar uma adaptação do instrumento de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde.

 

Este ano, a partir do programa de especialização, foi estabelecida uma parceria com Francisco Morato para uma análise da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Com esse trabalho, será possível articular três eixos de atuação essenciais do IS: pesquisa, formação e assessoria. O intuito é que essa análise contribua para o enfrentamento dos desafios encontrados, a fim de fortalecer o SUS no município.

 

Nessa etapa inicial, os alunos possuem a tarefa de aplicar o instrumento nas 12 UBS locais, analisar as informações e mensurar os aspectos de estrutura, organização do cuidado e resultados dos serviços de saúde.

 

Unidade Básica de Saúde  - GTESC - Divulgação

 

Programa de Especialização

 

O Instituto de Saúde é uma instituição de ensino e pesquisa ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), referência para o SUS na produção de conhecimento técnico-científico, na assessoria para diferentes níveis de gestão do sistema de saúde e formação e desenvolvimento de trabalhadores para o SUS.

 

O Programa de Especialização em Saúde Coletiva do IS visa aprimorar a formação de egressos de cursos das áreas da saúde e afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos em Saúde Coletiva e atuar no SUS, com a proposta de que possam utilizar a pesquisa para a melhoria das práticas de gestão e cuidados em saúde. 

 

Os alunos recém-graduados participam do curso durante um ano, em regime de dedicação exclusiva e carga horária de 40 horas semanais, com bolsa de estudo da SES-SP.

 

GTESC - Grupo de Trabalho dos Especializandos em Saúde Coletiva 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado